ESTUDE NA UNIT
MENU

Métodos de estudos EAD; saiba qual o melhor

Professora tutora explica quais os melhores métodos para o aluno que estuda a distância e qual o mais adequado para cada um

às 14h30
Professora tutora da Unit, Laísa Dias
Professora tutora da Unit, Laísa Dias
Compartilhe:

Estudar na modalidade de Educação a Distância (EAD) pode ser um desafio para muitas pessoas. Isso porque, manter o ritmo de estudos e se livrar de distrações são tarefas que nem todos conseguem realizar, entretanto, não é impossível reverter essa situação desde que o aluno encontre o seu método de estudo ideal.

Os métodos de estudos, segundo a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Laísa Dias, são instrumentos que, muitas vezes, organizam e desenvolvem nos alunos habilidades, tornando mais fácil a forma de absorver conhecimento. No EAD, esses métodos se tornam essenciais, principalmente, porque os alunos que saem do ensino médio não estão acostumados com a nova modalidade.

“Os nossos estudantes chegam à universidade com a experiência do ensino presencial, vivido na educação básica. Nesse processo, muitos discentes são acostumados a ser receptores de um conhecimento muitas vezes pronto e acabado”, destacou a professora tutora.

No EAD, o aluno é o centro da aprendizagem e, portanto, tem a responsabilidade de estudar os conteúdos de forma integrada, aplicando-os em projetos que os coloquem na posição de agente transformador da realidade. “Com um método de estudo apropriado para cada tipo de aluno, o estudante pode ter o processo de aprendizado efetivo, ou seja, adquire conhecimento que não se perde com o passar do tempo e a capacidade de colocar em prática o conhecimento”, enfatiza.

Métodos eficientes

A professora tutora conta que são inúmeros os métodos que podem ser utilizados pelos alunos, dentre eles estão:

  • Estudo independente e individual realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem por meio das Unidades de Aprendizagens (infográficos, desafios, livros e artigos) e videoaulas. 
  • Estudo em grupo, viabilizado por meio de ferramentas digitais, encontros virtuais com o tutor e colegas e fóruns de discussão.
  • Mapas conceituais: que consistem em uma estrutura gráfica para representar o conhecimento de forma clara, direta e resumida. 
  • Fichamento: como um registro em forma de pequenos tópicos do conteúdo aprendido. Nele são resumidas ideias de livros, artigos, reportagens, vídeo aulas, etc.
  • Portifólio: que consiste na junção de variados tipos de atividades realizadas ao longo de uma unidade de aprendizagem, além de ser um método de estudo que possibilita refletir sobre determinado conteúdo sob diferentes perspectivas de atividades. 

A rotina de estudos no EAD é fundamental de acordo com Laísa, pois pressupõe competências técnicas (Hard Skills) e competências comportamentais (Soft Skills). “Essas competências significam, autonomia, organização das atividades diárias/semanais, habilidade/familiaridade com tecnologias, abertura para novos desafios e saberes mutáveis, trabalho em equipe, gestão do tempo e ações que fujam da procrastinação além de um ambiente que proporcione boas condições para o estudo”, pontua.

Embora sejam métodos eficientes, o ser humano aprende de formas distintas baseado em suas aptidões ou necessidades cognitivas. “Nesse sentido, o estudante deve escolher um método que possua condições reais de utilização, que tenha um fácil manejo e que seja condizente a seu processo de adquirir conhecimento (aprendizado auditivo, visual, leitura, escrita, cinestésico, dentre outros)”, finaliza.

Leia também: Do voluntariado ao cargo de diretor administrativo do Nudepe

Compartilhe: