ESTUDE NA UNIT
MENU

Masterfitts: A Saúde Física e Mental da Pessoa Idosa

O Projeto Masterffits promove Ciclo de Palestras Multidisciplinares 2023 do Projeto Envelhecimento Saudável. 

às 19h29
Projeto Masterffits
Projeto Masterffits
Palestra com o professor doutor Estélio Dantas
Idosas assistidas pelo Projeto Masterffits
Compartilhe:

Dando início ao Ciclo de Palestras Multidisciplinares 2023 – Projeto Envelhecimento Saudável, que é uma das iniciativas do projeto Masterfitts por meio do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), apresentou para as idosas assistidas os benefícios do Masterffits para a Saúde Física e Mental da Pessoa Idosa.

De acordo com o professor do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) e coordenador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), doutor Estélio Henrique Martin Dantas, o Masterffits promove atividades multidisciplinares para que alunos da graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado possam realizar pesquisas sobre a saúde na terceira idade.

“No Projeto estamos realizando um ciclo de palestras para orientá-las sobre o benefício de estar matriculadas no Masterffits. Nós temos alunos e pesquisadores empenhados em proporcionar para elas qualidade de vida por meio da Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Medicina”, explica.

Estélio ressalta a importância dos idosos realizarem as inscrições. “Em 2022, o Projeto atendeu 128 idosos. Este ano, está com 60 vagas disponíveis nas quatro turmas. A meta é atingir um total de 240 pessoas idosas. Os atendimentos são realizados em ambientes perfeitamente controlados, com aulas voltadas para o treinamento da força muscular, resistência aeróbica e da flexibilidade das pessoas idosas participantes”. 

A doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA), Karollyni Dantas, ressalta que o Masterffits promove a qualidade de vida na terceira idade. “Fazer atividade física é a ideia principal do Masterffits. Por meio desse Projeto as pessoas idosas têm o acompanhamento necessário para a execução, além de trabalhar o emocional, a resiliência, os cuidados com a depressão e qualidade de vida”, afirma. 

Para a aposentada de 72 anos, dona Aide Pinheiro, desde que começou no Projeto em 2021, tem visto melhorias na sua qualidade de vida. “Através da coordenação da Unidade Básica de Serviço (UBS) Antônio Alves, fui encaminhada para o Masterffits. Tenho gostado bastante. Tem sido muito bom para mim. Faço as aulas de educação física, converso com as enfermeira, as nutricionistas são muito atenciosas. A todo momento tem alguém pra cuidar da gente. E isso faz muita diferença porque me sinto bem cuidada”, declara.

Inscrições

O Projeto Masterfitts está com inscrições abertas para atender pessoas a partir de 60 anos. Para realizar a inscrição, o candidato precisa trazer um encaminhamento do médico da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Para mais informações, entre em contato com as doutorandas: simone.ffreitas@souunit.com.br e karollyni.bastos@souunit.com.br. Ou então comparecendo no Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), localizado na sala 02 do Bloco F, campus Unit Farolândia. 

 

Leia mais: Projeto Masterfitts está com inscrições abertas 

Compartilhe: