ESTUDE NA UNIT
MENU

Paimi promove ação em alusão ao Dia da Saúde e da Nutrição

Os alunos realizaram nas idosas assistidas pelo Paimi uma avaliação de bioimpedância, verificação de pressão arterial e medição de glicemia 

às 15h02
Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (Paimi)
Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (Paimi)
Compartilhe:

O Dia da Saúde e da Nutrição, celebrado no dia 31 de março, faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como finalidade conscientizar a população em geral sobre a importância da saúde e de uma alimentação saudável. E em alusão a esta data tão importante, o Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (Paimi) programou uma tarde de atividades voltada para saúde e bem-estar.

As atividades foram realizadas em mais uma edição do FarmaNutri, ação desenvolvida pelos cursos de Farmácia e Nutrição. “Em alusão ao Dia Mundial da Saúde preparamos uma tarde informativa onde aproveitamos para fazer a bioimpedância, aferir a pressão arterial e medir a glicemia das idosas assistidas pelo Paimi. Essa atividade é muito importante porque os alunos irão coletar dados para construir o melhor protocolo de atendimento, assim, o atendimento será completo e eles poderão aplicar os conhecimentos práticos”, explica a professora do curso de Nutrição, Sandra Maia.

“Estamos antecipando a comemoração para trazer para as idosas serviços de verificação da pressão arterial e de glicose. Algumas dessas pacientes são hipertensas ou têm diabetes, então orientamos elas a ficarem em jejum para realizar essa coleta para fazer um comparativo do quadro delas.  Como os sucos detox estão em alta, preparamos uma palestra de sucoterapia para desmistificar se emagrece ou engorda. Também será ensinado como misturar sucos como hortaliças e legumes para potencializar os efeitos. E também trouxemos alguns chás que são interessantes para incluir no dia a dia”, completa a professora do curso de Farmácia, Kathilyn Pinheiro.

A aluna do curso de Nutrição, Maria Carolina Santana, ressalta a importância de atividades para adquirir conhecimento prático. “Essa é uma ótima experiência porque a gente sai da caixa. Estamos acostumados com o curso de Nutrição se voltado para a parte clínica, e quando a gente chega no estágio social a gente se depara com a sociedade, com a realidade, com o público de idoso, criança, é um misto de de perfis e vivenciar aqui no Paimi com eles vai além do da experiência nutricional, vai experiência regional, histórica e trocas de experiências de vida. E isso agrega muito pro currículo da gente”, afirma.

“Nós estamos fazendo o Estágio Farmacêutico I. Nele fazemos semanalmente avaliação das participantes, assim coletamos dados para inserir no histórico delas e ver quais medicamentos isentos de prescrição (MIPS) que elas podem pegar de graça ou até R$ 20,00. Aproveitamos também para avaliar quais medicamentos elas estão tomando, orientamos qual a forma correta de tomar e quais medicamentos interagem com chás ou com outros medicamentos”, explica a estudante do curso de Farmácia, Paulina Alves. 

Desde 2019 dona Maria Neuza Vieira Santos, 70 anos, integra o Paimi. Para ela, participar do Programa tem melhorado sua qualidade de vida. “Participo de todas as atividades. Os alunos tratam a gente tão bem. Só tenho a agradecer pelo cuidado e atenção. Eles sempre explicam tudo direitinho e percebi que minha saúde, disposição e autoestima tem melhorado bastante”, declara. 

Dona Maria Helena Ramos da Cunha, 72 anos, afirma que é uma paciente obediente. “Sigo à risca todas as orientações que os estagiários repassam aqui. Eu sou muito policiada por eles. Em todos os encontros eles perguntam se estou tomando o medicamento correto, se tomo chás, explicam quais chás posso fazer pra não ter o problema de cortar o efeito dos remédios. Eu gosto desse cuidado. É bem legal”, afirma.

A coordenadora do PAIMI, Zulnara Mota, ressalta que em todas as datas comemorativas o Programa realiza eventos comemorativos. “Ao final da bioimpedância, as idosas puderam aproveitar um lanche feito com muito carinho pelos estagiários. E é muito importante realizar ações como essa porque demonstra, que os cursos da área de saúde, como Nutrição e Farmácia, estão engajadas nesse projeto, proporcionando a elas uma melhor qualidade de vida”, conclui.

 

 

Leia mais: Paimi promove vivência em comemoração ao Dia das Mulheres

Compartilhe: