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Mercado de trabalho valoriza competências digitais do EAD

O mercado para o ensino a distância: como as empresas encaram o modelo de ensino e exigem cada vez mais competências digitais dos profissionais

às 18h48
Analista de desenvolvimento humano, Flávio Jesus
Analista de desenvolvimento humano, Flávio Jesus
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Com o avanço da tecnologia, o modelo de Ensino a Distância (EAD) tem se tornado cada vez mais popular e ganhado espaço no mercado de trabalho. As empresas estão buscando profissionais que possuam competências digitais e que estejam aptos a lidar com as ferramentas e tecnologias que o EAD exige.

De acordo com o analista de desenvolvimento humano da Universidade Tiradentes (Unit), Flávio Jesus, as empresas valorizam profissionais com habilidades em tecnologia da informação e comunicação, e passaram a valorizar ainda mais durante e depois da pandemia. 

“A educação corporativa online ganhou mais força durante e no pós pandemia. É uma importante estratégia e acredito numa maior utilização de plataformas EAD para o treinamento de colaboradores, fornecedores e stakeholders, pois é possível ver nestes últimos anos a eficácia na utilização delas. O EAD ajudará os times a encontrar novas formas de aprenderem seguindo suas estratégias, usando a tecnologia como agente transformador”, destaca.

À medida que o mercado exige essas habilidades, os profissionais entendem que precisam acompanhar esse ritmo e buscar cada vez mais a especialização. “Na verdade, é o mercado que está impactando os profissionais. Assim, eles precisam assimilar e desenvolver essa competência. As empresas necessitam cada vez mais de colaboradores com uma mentalidade digital e competências técnicas na área da tecnologia”, enfatiza. 

Flávio ainda ressalta que, ou as empresas mudavam para acompanhar o mundo e suas tecnologias, ou ficariam para trás. “Na pandemia e no pós pandemia as tecnologias foram e vem sendo indispensáveis, fazendo com que as empresas buscassem profissionais com competências técnicas mais avançadas e treinassem e os seus colaboradores para que eles pudessem acompanhar as fortes mudanças causadas pela pandemia e aplicar estratégias de negócios dessas organizações”, reitera.

Competências digitais e habilidades

Competências como, gerir e analisar informações; ter autonomia e colaboração são as mais visadas pelo mercado de trabalho. Além delas, Flávio também aborda habilidades indispensáveis e que permitirão que o profissional possa se destacar em um cenário cada vez mais competitivo; confira: 

Habilidades sociais: Se referem à capacidade de reconhecer, entender, expressar e regular as emoções próprias e dos outros de maneira saudável e eficaz. Essas habilidades incluem a capacidade de identificar e nomear emoções, lidar com o estresse e compreender as perspectivas dos outros. “Afinal, mesmo à distância, precisamos demonstrar e interagir de maneira saudável e assertiva com os que estarão à nossa volta”, diz Flávio.

Comunicação: Ter uma boa comunicação é crucial para o sucesso no mercado de trabalho por várias razões, segundo Flávio. “É essencial para um profissional saber comunicar-se de maneira clara e objetiva e é uma das soft skills mais buscadas pelos recrutadores nos profissionais, além de ser indispensável nas novas relações de trabalho”, explica.

Mentalidade Digital: É um conjunto de habilidades, atitudes e comportamentos que permitem que as pessoas se adaptem às mudanças tecnológicas e aproveitem as oportunidades oferecidas por elas. “A capacidade de o profissional saber dominar os dispositivos digitais e dele estar sempre antenado às novas tecnologias e saber usá-las no seu dia a dia de trabalho. É um modelo que deve ser desenvolvido por aqueles que buscam destaque no mundo corporativo”, finaliza.

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