ESTUDE NA UNIT
MENU



O que mudou no comportamento do consumidor? 

Os novos modelos de negócio são amplamente impactados pelas tecnologias e o consumidor vem se adaptando as novas tendências

às 14h00
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O mundo mudou e o comportamento do consumidor também vem acompanhando essa evolução. Mapear e compreender o comportamento do consumidor é fundamental para direcionamento do negócio. Ao conhecer as necessidades, desejos e dificuldades do consumidor, uma empresa consegue dimensionar seus esforços e adequá-los às demandas do seu cliente.

De acordo com o coordenador pedagógico dos cursos tecnológicos e docente nos cursos da área de Gestão e Negócios, Paulo César Barbosa, existem diversas influências sociais no comportamento do consumidor. 

“Os novos modelos de negócio são amplamente impactados pelas tecnologias e seu uso. O mundo digital hoje é quem direciona essa nova realidade. Os negócios online têm um custo operacional mais baixo, exigem pouca estrutura, costumam ter um custo menor para o cliente, além da comodidade de não precisar sair de casa, enfrentar trânsito, riscos de assalto nas grandes cidades. A internet das coisas, onde a automação é uma realidade, facilita a vida das pessoas em seu cotidiano. Realizar ações por comando de voz, temperatura corporal, leitura facial, são fatores que vieram para facilitar a vida das pessoas e agilizar processos, inclusive dentro das empresas”, explica. 

O conhecimento do consumidor, aliado às decisões tomadas a partir dele, origina um fluxo de vendas centrado no cliente e capaz de gerar experiências de compra muito mais completas e satisfatórias. 

“Em relação ao consumo, é preciso que as empresas ofereçam os infoprodutos, que são aqueles de fácil acesso através da internet, além de facilitar a vida do cliente pela praticidade e conveniência. Na prestação de serviços é imprescindível também criar essas facilidades onde o cliente consiga perceber o menor esforço para adquirir esses serviços. Uso de aplicativos, entregas delivery são alguns exemplos disso”, ressalta.

Em breve, a tendência é que a inteligência artificial faça cada vez mais parte da rotina do consumidor. “Os desafios passam diretamente pela necessidade de adaptação urgente a essa nova realidade pautada na tecnologia e seu uso, tendo como principal insumo a internet, sempre com foco nas reais necessidades do cliente e do mercado. Muitas vezes o custo de aquisição dessas tecnologias é alto, mas é imprescindível adquiri-las, pois ser competitivo  no século XXI, passa diretamente por isso”, finaliza.

 

Leia mais: O que mudou na relação entre o consumidor e a tecnologia?

Compartilhe: