ESTUDE NA UNIT
MENU

Equilibrando maternidade e carreira com o suporte do EAD

Conheça a história da egressa da Unit que, com a ajuda do EAD, conseguiu se formar em Pedagogia mesmo com o desafio de ser mãe

às 13h13
Laís Freitas e sua filha Lorena.
Laís Freitas e sua filha Lorena.
Compartilhe:

Cheia de sonhos e determinada, a pedagoga Laís Freitas teve sua vida transformada quando a oportunidade de realizar um curso superior surgiu através do Programa Universidade Para Todos (Prouni) disponibilizado pela Universidade Tiradentes (Unit) no polo de Educação a Distância (EAD) da cidade de Tobias Barreto (SE). Mesmo sem ter escolhido inicialmente a Pedagogia como curso, ela abraçou a oportunidade e se tornou uma estudante dedicada.

“Sonhava em ter um ensino superior, mas nunca tive oportunidade e boas condições financeiras. Até que surgiu o Prouni, e eu não poderia perder essa oportunidade. Pedagogia foi o único curso disponível em relação às vagas e que as minhas notas se encaixavam. Sendo assim, acredito que a Pedagogia me escolheu, pois passar por todo o processo do curso me fez gostar muito da área”, relata. 

Dupla jornada

Conciliar trabalho, estudo e família não foi fácil, mas para Lais, era uma necessidade. Mãe da pequena Lorena de 7 anos, a pedagoga ainda conseguia cumprir com suas responsabilidades e se dedicar aos estudos, Lais precisava ser flexível, estudando nas horas vagas do trabalho ou durante a noite, quando todos em sua casa já estavam dormindo.

“Conciliar trabalho, estudo e família foi o maior desafio que enfrentei, mas enfrentar foi minha opção, para testar meus limites, me tornar forte, e saber que sou capaz de ser o que eu quisesse. Minha prioridade sempre foi a família, mas sempre me virava nos outros afazeres. Estudava nas horas vagas do trabalho ou quando todos estavam dormindo. Às vezes, o desânimo e o desgaste tomavam conta de mim, mas Deus sempre me sustentou me dando forças, coragem, vontade de vencer e chegar até o fim”, relembra.

Apesar das dificuldades, Lais enxerga várias vantagens na EAD, como a possibilidade de criar seu próprio horário de estudos, estudar em qualquer lugar e principalmente, no conforto da sua casa. Ela ainda destaca os prazos para concluir cada atividade sugerida, as videoaulas que ficam à sua disposição para acessar quantas vezes for necessário e a flexibilidade para tirar suas dúvidas.

Infelizmente, Lais perdeu sua mãe um mês antes de começar na universidade, o que tornou tudo ainda mais difícil. Ela não contou com nenhum suporte, mas teve o apoio do seu marido, que mesmo trabalhando, sempre a incentivou e apoiou com palavras de apoio. “Foi um momento muito difícil, mas nunca desisti”, pontua.

Sua rotina sempre foi puxada, começando às 6h, onde a primeira responsabilidade era fazer o almoço, seguida de arrumar a filha para ir para escola, e ir trabalhar. “Tenho uma hora de almoço para buscar ela e almoçar. Depois saio do trabalho às 17h faço os afazeres de casa, para que às 19:00 eu consiga ajudá-la no dever de casa e só no final do dia eu conseguia estudar. Sempre foi assim”, infere.

Durante a graduação, ela conta que não teve nenhuma dificuldade ao acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), afirmando que ele supriu suas necessidades de aprendizado por conta das diversas ferramentas disponibilizadas para os alunos, além do fácil acesso ao conteúdo e a disponibilidade de vídeos e dicas para ajudá-la.

Com determinação, perseverança e amor, ela se transformou em uma pedagoga e pretende contribuir para a educação de sua cidade e sua comunidade. Sua história é um exemplo para todos que buscam superar obstáculos para alcançar seus objetivos.

Leia também: Tendências do marketing digital e como o EAD acompanha

Compartilhe: