ESTUDE NA UNIT
MENU

Departamentos devem fazer cadastro de professores estrangeiros

O setor de Relações Internacionais da Unit está realizando o cadastro de professores visitantes internacionais para Graduação e Pós-Graduação 

às 14h15
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A internacionalização é um dos pilares estratégicos da Universidade Tiradentes (Unit), reforçando seu lugar de pioneirismo em Sergipe, por meio de experiências internacionais que não somente seus alunos, mas também o corpo docente é capaz de vivenciar por meio de programas de mobilidade acadêmica. Pensando na mensuração de visitas estrangeiras de docentes à Unit, a partir de agora, os departamentos que receberem professores visitantes internacionais terão a oportunidade de fazer o cadastro deles no Magister. 

De acordo com a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert, a funcionalidade foi finalizada recentemente pelo Departamento de Tecnologia e Informática  (DTI). “Esse recurso foi criado a partir de uma solicitação da Gerência de Relações Internacionais para ajudar a Graduação e a Pós-Graduação. Isso irá possibilitar que os departamentos tenham métricas mais precisas para contabilizar as visitas internacionais e, no caso de visitas presenciais, que os professores tenham acesso ao campus”, explica.

Para o cadastro, será necessário apresentar alguns dados dos visitantes:

  •       Nome Completo;
  •       Número de passaporte;
  •       Área de atuação;
  •       Data de nascimento;
  •       Tempo de vinculação (poderá ser comprovado por Acordo ou Carta-convite);
  •       Modelo de atuação (Presencial ou Virtual);
  •       Origem da vinculação – No caso, será o Programa de Pós-Graduação em Educação;
  •       País de origem;
  •       Instituição de Origem;
  •       Data de Início e fim do vínculo.

Ainda segundo Júlia Gubert, esse registro vai ser feito pelo setor de Relações Internacionais, por meio do Magister. “Os coordenadores e professores que quiserem registrar um professor poderão entrar em contato conosco e nós faremos, indicando qual é o departamento ao qual o visitante está vinculado”, explica. Porém, para a Pós-Graduação, a recepção de professores visitantes já acontece de forma mais frequente e independente, através do contato entre os docentes. 

O departamento de Relações Internacionais atua mais diretamente facilitando esse processo para a graduação. “Por meio de convênios de cooperação, a exemplo do Cambridge Health Alliance, que prevê a vinda de três professores visitantes ao ano. De maneira geral, os setores não precisam do intermédio das Relações Internacionais. Contudo, o setor está disponível para auxiliar nos processos burocráticos que envolvem a recepção de professores internacionais, desde a construção de um acordo ou carta-convite, ou até mesmo com o próprio cadastro”, detalha Júlia Gubert. 

“Cada vez mais, estamos buscando que todas as áreas da universidade estejam integradas a iniciativas internacionais. Ser capaz de mensurar os visitantes internacionais pode ser um bom indicador de qualidade e internacionalização do seu curso e um diferencial na escolha do aluno”, finaliza.

Os professores que precisarem de apoio nesse processo, basta acionar o departamento por meio do contato: international@unit.br – ramais: 2284 e 2293.

 

Leia mais: PPGD recebe professor da Universidade de Paris

Compartilhe: