ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe o XXVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia

O Congresso reuniu mais de 700 participantes de todo o Brasil na Universidade Tiradentes para discutir avanços científicos da Parasitologia

às 20h46
Integrantes do Congresso de Parasitologia
Integrantes do Congresso de Parasitologia
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) recebeu o XXVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. O evento é um fórum idealizado para estimular a troca de experiências e o intercâmbio de novos avanços científicos da Parasitologia entre pesquisadores, professores e estudantes da área, fortalecendo e estimulando novas colaborações com vistas ao alcance de uma saúde melhor para todos, no âmbito One Health.

O Congresso encontra-se na vigência XVIII e ocorre pela primeira vez no Estado de Sergipe. De acordo com uma das organizadoras, a doutora Cláudia Moura de Melo, o evento reuniu cerca de 700 pessoas de todo Brasil para discutir sobre o tema “Desafios para o controle ou eliminação das doenças parasitárias no século XXI”. 

“O CBP é o maior Congresso latino-americano da área de Parasitologia. Foram 1000 trabalhos apresentados na Biblioteca da Unit (apresentações orais e pôster). Intensa participação de jovens e experientes pesquisadores brasileiros, América do Sul e Amdo Norte. Pesquisadores do PSA Unit e dos cursos de saúde da Unit apresentaram trabalhos. Da mesma forma, vários estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado do PSA UNIT apresentaram trabalhos”, destaca.

Também participaram da Comissão Organizadora do Congresso os professores Rubens Riscala Madi, Cláudia Moura de Melo, Verônica e Lourdes Sierpe Jeraldo, todos do PSA Unit, foram responsáveis cada um por dois Simpósios. 

“A realização desse evento é parte da reunião da Sociedade Brasileira de Parasitologia. É a primeira vez que Sergipe sedia o evento. Para nós é muito importante receber um evento dessa magnitude. A parasitologia tem uma importância fundamental pelo fato da gente viver em um país com características socioeconômica e climáticas que favorecem a presença de inúmeras infecções parasitárias, algumas delas endêmicas e de condições que são consideradas negligenciadas que afetam a população”, explica a professora Verônica de Lourdes Sierpe.

A professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutora Selma Giorgio, trouxe a discussão sobre granulomas. “Estudar esse assunto é importante para a saúde pública. Entender como os granulomas reagem no intestino, fazer uma biópsia para detectar o marcador de hipóxia. Como os óvulos da esquistossomose reagem no corpo humano, principalmente dos imunossuprimidos que tem uma excreção de óvulos reduzidas do que uma pessoa comum. Porque a excreção desses óvulos é o que facilita a contaminação”, explica.

Essa é a primeira vez que a estudante de Veterinária da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMS), Thaluya Ferreira Carvalho, participa de um Congresso Nacional. Ela apresentou um resumo e um poster sobre a “Ocorrência de parasitas de potencial zoonóticos encontrados em cães e gatos errantes”. 

“Fiz a minha pesquisa baseada no atendimento realizado com a Zoonoses na cidade de São Vicente, e durante o processo pude identificar por meio de quatro técnicas realizadas nas amostras coletadas que animais de rua transmitem esses parasitas em maior quantidade, mas que os animais domésticos também podem ser portadores. A partir desse estudo, é possível conscientizar a população sobre o risco de infecção. Para mim, ter a chance de participar desse evento e mostrar a minha pesquisa é uma experiência única e agregadora. Estou muito feliz de estar aqui”, comenta a estudante.  

Para o estudante de Biologia da Universidade Federal Fluminense, Thiago Cordeiro Pereira, participar do Congresso também é uma oportunidade de fazer networking e conhecer novos lugares. “Apresentei um poster sobre a ‘Caracterização molecular de equinococose bovina’. Por ser uma doença negligenciada acaba ficando subnotificada, então nosso trabalho é fazer essa doença ser mais vista para tentar ter um controle da transmissão. E trazer esse estudo para ser apresentado em um Congresso de tanto renome como é o Congresso de  Brasileiro de Parasitologia vai abrir portas para outras pessoas terem acesso a essas informações e trabalhar para evitar maiores transmissões”, destaca.

Congresso Brasileiro de Parasitologia

Durante os dias de 16 a 19 de abril de 2023, o Estado de Sergipe sediará pela primeira vez o XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia no campus da Unit- Farolândia. A Comissão organizadora do CBParasitologia é composta por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA Unit) Dra. Veronica de Lourdes Sierpe Jeraldo e Dra. Cláudia Moura de Melo. A Conferência de Abertura do CBP será proferida pelo Dr. Peter Hotez da University of Texas, USA. A temática central do Congresso foi: “Desafios para o controle ou eliminação das doenças parasitárias no século XXI”.

Algumas das temáticas apresentadas e debatidas sobre questões de saúde com grande importância epidemiológica como: História Natural da Doença de Chagas; Eliminação da Esquistossomose como problema de saúde pública no Brasil; Alterações Ambientais e Climáticas: Abordagens promissoras para monitorar e prever; Ciência na Estrada: Educação e Cidadania; Granulomas do bem e do mal nas doenças parasitárias; Desafios para o controle da Malária no Brasil e o I Simpósio de Phlebotominae (SimPhleb)

Leia mais: Unit foi palco do Encontro Família e Escola do CCPA

Compartilhe: