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Aprendizagem colaborativa no EAD: como promover e incentivá-la

Professor tutor explica a importância da colaboração entre os alunos e quais são as melhores ferramentas e estratégias para promovê-la

às 14h31
Professor tutor da Unit, Caio Bernardo Santos Almeida
Professor tutor da Unit, Caio Bernardo Santos Almeida
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Com o crescimento da modalidade de Ensino a Distância (EAD), a colaboração entre os alunos tornou-se cada vez mais importante para o sucesso do aprendizado. A aprendizagem colaborativa é uma abordagem pedagógica que incentiva os estudantes a trabalharem juntos, compartilhando conhecimentos e experiências para atingir objetivos comuns.

A interação entre os alunos é um aspecto crucial da aprendizagem, e a colaboração os permite que compartilhem suas experiências e habilidades únicas, criando um ambiente de aprendizado mais rico e diverso. Além disso, também ajuda a desenvolver habilidades sociais, como a comunicação, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, habilidades importantes para o sucesso na vida pessoal e profissional.

Segundo o professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Caio Bernardo Santos Almeida, a aprendizagem colaborativa conta com uma equipe formada pelo professor regente, professor tutor virtual, professor tutor presencial (no caso de cursos semipresenciais), coordenadores e supervisores, onde os alunos têm acesso a vídeo aulas e materiais referentes a elas. 

“O aluno também conta com o apoio de materiais referentes a cada conteúdo da ementa das disciplinas, em formato de capítulos de livros, infográficos, materiais com dicas do professor, desafios, e exercícios, dentro de cada unidade de aprendizagem no sistema. Como benefícios dos cursos EAD apresentam-se a flexibilidade de horário e a autonomia para os alunos, que estão no centro do conhecimento. Evidenciando sua importância, tendo em vista que atende a estudantes que não dispõem de tempo para um curso com horários fixos “, explica.

Os professores têm um papel fundamental nesse processo. “É necessário que eles promovam aulas dinâmicas, interativas, instigando a participação dos alunos, com assuntos atuais, e que além de colocar os discentes em ação, lhes demonstrem a importância e um pouco da prática das suas futuras profissões”, destaca.

Superando barreiras e desafios

A dificuldade na compreensão do funcionamento do sistema é uma das maiores barreiras, segundo Caio, além da necessidade de ter um maior conhecimento acerca de todas as ferramentas disponíveis e o contato com o professor regente e o coordenador do curso. Entretanto, existem algumas maneiras de superá-las.

“Pode-se procurar meios de melhorar os tutoriais de orientações de utilização do sistema, ou até mesmo eventos de apresentação da plataforma para os alunos, e eventos que promovam uma interação de todo o corpo acadêmico com os discentes, visando dirimir eventuais barreiras eles”, orienta.

O professor tutor ainda enfatiza que uma outra maneira eficaz de reduzir esses desafios é a conferência ao vivo, implantada na Unit neste semestre. “As conferências são aulas síncronas, das quais os alunos podem participar com o professor regente da disciplina, propiciando uma maior interação entre eles, e que se apresenta como uma forma de superar essas barreiras”, ressalta.

Também é importante estabelecer expectativas claras para os alunos em relação à colaboração. Os professores devem explicar por que a colaboração é importante, o que se espera dos alunos e como eles serão avaliados. Além disso, os professores devem criar um ambiente de apoio para os alunos, incentivando a comunicação e a colaboração. Eles devem estar disponíveis para responder a perguntas e ajudá-los a superar obstáculos.

“Como oportunidade pode-se obter uma melhora na comunicação entre todo o corpo acadêmico, em especial os estudantes, demonstrando que suas demandas são recebidas e avaliadas, e proporcionando um feedback tempestivo para eles, evitando ao máximo os ruídos nessa comunicação. No que concerne aos desafios, talvez haja uma certa resistência na implementação de eventuais métodos que visem o aumento da interação, porém com o tempo pode-se obter bons resultados e uma comunicação mais efetiva”, reitera.

Leia também: Como se tornar um professor tutor apto para o EAD

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