ESTUDE NA UNIT
MENU

Palestra com egresso reúne alunos dos cursos de Engenharia da Unit 

O egresso Djalma Batista conversou com futuros engenheiros sobre carreira internacional e o passo a passo para chegar lá

às 19h22
Egresso de sucesso, Djalma Batista
Egresso de sucesso, Djalma Batista
Palestra com os alunos dos cursos de engenharia
Palestra com Djalma Batista
Egresso de sucesso, Djalma Batista
Compartilhe:

O egresso do curso de Engenharia de Produção da Universidade Tiradentes (Unit), Djalma Batista, retornou à Universidade para falar sobre: “Carreira Internacional: Passo a passo para um Engenheiro chegar lá”. Atualmente Djalma está atuando como Commercial Development Associate na Sociedade Europeia de Satélites em Washington DC, Estados Unidos.

Ele trilhou uma carreira internacional brilhante. Sua primeira experiência foi com estágio obrigatório que realizou na República Tcheca, posteriormente apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Para mim, é um grande prazer retornar para a Unit e compartilhar minhas experiências. Enquanto aluno participei de todos os processos que pudessem me ajudar a realizar meu objetivo de morar fora. E quando decidi concretizar meu sonho tive apoio da Unit, do Unit Carreiras, dos programas de internacionalização que sempre me receberam muito bem para conversar e tirar minhas dúvidas. Os professores e coordenadores do curso também eram bastante solícitos durante esse processo”, afirma

“Quando eu era estudante sempre buscava ir pelo caminho diferente e foi assim que acabei buscando maneiras de participar da Mobilidade Acadêmica. Fui morar na República Tcheca, depois acabei indo para os Estados Unidos, onde hoje moro e trabalho. Fiquei muito feliz em receber o convite para conversar com alunos porque quando eu era estudante buscava dos meus colegas que já tinham passado por alguma experiência de intercâmbio dicas para chegar onde estou hoje. É muito importante ter referências que sejam acessíveis a nossa realidade”, destaca .

Para Djalma, ser exemplo para os estudantes é uma responsabilidade gratificante. “Me vejo há 10 anos atrás, quando ainda estava na graduação e queria uma pessoa que me desse conselhos, e hoje estou aqui para dar o passo a passo para os alunos que queiram seguir uma carreira internacional porque dá mesma forma que tive ajuda de diversas pessoas também quero repassar meus conhecimentos para continuar com essa corrente do bem”, afirma.

A coordenadora operacional dos cursos de Engenharia da Unit, professora Claudia Santana Arcieri Miranda, destaca a importância de promover eventos como esse para que os alunos possam tirar suas dúvidas com egressos que já estiveram no lugar deles. “Tudo começou quando eu soube que Djalma estaria no Brasil para curtir suas férias bem curtinhas. Aproveitei a oportunidade para contatá-lo e fazer o convite para ele vir até a Universidade e conversar com os alunos e falar sobre a sua experiência profissional no exterior e como ele fez para alcançar essa posição. Ele foi um aluno maravilhoso, buscou todas as ferramentas que a Unit oferece para os alunos e hoje vemos o resultado do esforço e dedicação dele para se destacar no mercado de trabalho internacional”, destaca.

Os estudantes dos cursos de Engenharia ficaram inspirados com a fala de Djalma. Jonas Ordonho está finalizando a graduação em Engenharia Elétrica. Ele comenta que é inspirador ver que outros alunos conseguiram ser destaque internacionalmente. “Nosso estado é pequeno, mas mesmo com todas as dificuldades, muitas pessoas correm atrás para se destacar e fazer a diferença. Djalma fez isso, e se ele pode eu também posso fazer. Agora que estou finalizando a graduação é o momento de sair para o mundo e conquistar meu espaço”, declara.

Para a estudante de Engenharia Civil, Laura Loes, as palavras de Djalma foram um incentivo para ela tirar seus projetos do papel. “Sempre quis fazer intercâmbio e agora durante a graduação meu desejo tem aumentando. Escolhi estudar na Unit porque a Universidade me oferece estrutura, laboratórios, professores e programas que irão me ajudar a ser uma profissional capacitada. Eu já fiz alguns projetos para concorrer a uma vaga na Mobilidade Acadêmica, mas por receio acabei desistindo. Depois de ter escutado ele vi que as coisas não são fáceis pra ninguém. É preciso muita dedicação para não”, conclui.

 

Leia mais: Unit sedia a II Conferência Livre de Saúde Bucal de Sergipe

 

Compartilhe: