ESTUDE NA UNIT
MENU



3ª Jornada de Educação Física discute inclusão e diversidade no esporte

A Jornada reuniu estudantes e profissionais da Educação Física para discutir políticas públicas, experiências na educação especial e artes marciais no autismo.

às 18h47
Compartilhe:

Em sua explicação básica, Educação Física se trata da ciência que estuda os movimentos corporais, a prática de atividades físicas e a formação de hábitos saudáveis de vida. Neste contexto, o curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit) realizou a 3ª  Jornada de Educação Física, com palestras, oficinas e mesa redonda. Na abertura do evento, a  secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, ministrou a primeira palestra, com o tema “Políticas públicas de inclusão no esporte”.

No Brasil, as políticas públicas do esporte são colocadas em prática por meio de financiamentos, licenciamentos e contratação de serviços por licitações. “As políticas públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos previstos na Constituição Federal”, comentou Mariana Dantas.

O técnico do Confiança, Vinícius Soares Eutrópio, também fez parte do momento e apresentou sua palestra intitulada “Do sonho à realidade: o futebol como ferramenta de inclusão”. Para ele, o futebol pode ser uma ferramenta importante para promover a integração e o respeito mútuo entre pessoas de diferentes origens. 

“A humanização é o setor principal durante a formação dos jogadores de futebol Mesmo assim, me perguntam ‘Vinicius, é melhor ganhar partida ou formar jogador?’Eu respondo que se você não formar bem um atleta, você não ganha e também não gera bons atletas para o esporte profissional”, colocou, reforçando como o esporte  é um aliado para os estudos dos  atletas. “Geralmente, ganham bônus dentro do time”, contou Eutrópio.

Assista a íntegra das palestras na cerimônia de abertura da Jornada no link a seguir:

Jornada de Educação Física

Durante o segundo dia da Jornada, a mesa redonda, abordou os temas “Resiliência no enfrentamento da Depressão Escolar”, “Relatos de Experiência na Educação Especial e Inclusiva” e “Artes Marciais no Autismo e Esporte como Ferramenta de Inclusão”.

E no último dia da Jornada, foram realizadas oficinas com temas variados, como natação inclusiva, psicomotricidade e autismo, treinamento de força para pessoa com deficiência, e Treinamento HIIT. 

“Essas oficinas têm o objetivo de proporcionar aos alunos uma oportunidade de vivenciar e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o evento, visando a inserção em diferentes contextos profissionais, institucionais e sociais, especialmente com relação às pessoas com deficiência”, explicou o coordenador do curso de Educação Física, professor Antenor Oliveira. Os participantes ainda puderam aprender, em contato direto com o Corpo de Bombeiros, sobre primeiros socorros. “Graças a nossa parceria com a corporação junto ao Projeto Inova, conseguimos ter estes profissionais tão importantes”, finalizou 

 

Por Raquel Passos e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)

 

Leia mais:

Educação Física: bacharelado ou licenciatura?

Compartilhe: