ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e TIC promovem encontro virtual com alunos do MIT GSL

Na ocasião, os alunos que participaram do Alumni MIT Global Startup Labs (GSL) nos anos de 2020 e 2023 puderam trocar novas experiências

às 20h55
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com o Tiradentes Innovation Center (TIC), dando continuidade ao MIT Global Startup Labs (GSL), que aconteceu em janeiro deste ano, realizou o encontro de Alumni MIT GSL na última semana. De forma virtual, o objetivo do encontro é promover troca de experiências entre as turmas de 2020 e 2023, visando promover a troca de experiências e construção de networking. Em 2023, a Unit e o TIC são as únicas instituições do Brasil a receberem o MIT GSL.

Na ocasião, participaram duas turmas que participaram com um total de 44 alunos dos cursos da Medicina, Ciência da Computação, Design Gráfico, Psicologia e dos cursos das Engenharias. 

Durante a reunião, a assessora de Relações Internacionais da Unit, Julia Gubert, destaca o bom desempenho dos participantes. “Durante o MIT GLS realizado em janeiro, pudemos ver na nova turma de alunos a dedicação e motivação que vimos na primeira turma em 2020. Vimos o aprendizado, crescimento e orgulho quando apresentaram o pitch final das suas startups. E foi daí que surgiu a ideia de fazer esse evento. Juntas todos os alunos e egressos da Unit que passaram pelo GSL”, afirma.

O  coordenador de marketing e produtos educacionais do Tiradentes Innovation Center, Leonardo Sales, ressalta que o encontro virtual é uma oportunidade de fazer novos contatos. “Essa reunião foi idealizada para celebrar as conquistas, compartilhar experiências e os momentos dessa jornada. Nós do TIC tivemos a honra de participar como parceiro organizador e a realização do evento foi motivo de muito orgulho para nós. Temos eventos durante todo o ano, mas esse com certeza foi um grande destaque para a organização. E para estreitar os laços, é fundamental reunir os participantes do MIT GSL para lembrá-los que é mais que um evento, é uma rede de empreendedorismo para criar um network. Estamos oferecendo mais espaço para que eles se conectem com pessoas que compartilhem os mesmos interesses”, declara.

Os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre as suas experiências no programa. A estudante de Design, Myllena Vasconcelos Barretos Rodrigues, fez parte da equipe vencedora do MIT GSL 2023. Para ela, foi um momento de colocar em prática o aprendizado adquirido no curso.

“Conheci o Programa em um cartaz no mini shopping e vi que falava sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação que era tudo que eu me interessava. Então eu decidi me inscrever. E na época estava meio que no escuro, sem saber exatamente como eu poderia participar do desafio. E a gente passou por um processo seletivo muito interessante. E quando fomos selecionados participamos de diversas experiências, aulas e dinâmicas de grupos”, conta.

“Fui incentivado a participar por uma amiga que também participou do Programa. Foi muito nessa idade de não deixar a oportunidade passar. O tema foi para desenvolver soluções para a educação e na inscrição tinha três frente para escolher qual se identificava mais. A minha equipe montou o protótipo de um aplicativo que tinha como ideia usar a gamificação para ajudar na educação. Foram quatro semanas de intensas experiências”, afirma o egresso do curso de Engenharia Mecatrônica, Josué Montaleão, que participou do MIT GSL em 2020.

MIT Global Startup Labs

Um dos programas que incentivam jovens a crescerem como profissionais é o Global Startup Labs, do Massachusetts Institute of Technology (MIT GSL). Promovido por uma das principais instituições tecnológicas dos Estados Unidos, ele fornece a alunos de diferentes regiões a chance de fortalecer habilidades de design e de empreendedorismo com a finalidade de que, ao final da mentoria, os participantes iniciem ou deem continuidade no projeto de sua própria empresa startup focada em tecnologia.

O MIT Global Startups Lab é um programa desenvolvido para ser prático e interativo, Durante um período de três semanas, os alunos do MIT, vão até a instituição de ensino superior parceira e colocam em prática um cronograma de atividades com os selecionados. Em 2023, a Unit e o TIC serão as únicas instituições do Brasil a receberem o MIT GSL.

 

Leia mais: MIT Global Startup Labs chega ao fim e anuncia projeto vencedor

Compartilhe: