ESTUDE NA UNIT
MENU

Como driblar os desafios de estudar por conta própria

Aprender por conta própria pode ser desafiador; professor explica como o EAD pode ajudar a superar esses desafios

às 13h16
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Estudar por conta própria pode ser uma opção viável e conveniente para muitos autônomos que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos. No entanto, a abordagem da Educação a Distância (EAD) pode apresentar alguns desafios. 

Pensando nisso, o professor da Universidade Tiradentes (Unit), José Walter Filho apresenta algumas dicas valiosas para ajudar estudantes autônomos a superá-los. Confira: 

Gestão do tempo: Como um autônomo geralmente trabalha em projetos e atividades variadas, pode ser difícil encontrar tempo suficiente para se dedicar aos estudos. Além disso, é fácil se distrair com outras responsabilidades e perder o foco nos estudos.

“Existem muitas ferramentas disponíveis online que podem ajudar na gestão do tempo, como aplicativos de planejamento de tarefas e cronômetros de estudo. O autônomo pode experimentar diferentes ferramentas e encontrar aquelas que melhor se adequam às suas necessidades”, orienta.

Falta de interação: Outro desafio comum enfrentado pelos estudantes autônomos é a falta de feedback e orientação. Sem um professor ou tutor para fornecer feedback imediato e orientação, pode ser difícil saber se o caminho escolhido é o correto. O professor sugere que os estudantes autônomos se envolvam em comunidades online e grupos de estudo para obter feedback e orientação de outros estudantes.

“A falta de interação com outros estudantes e professores podem tornar o estudo solitário e desmotivador. Os cursos de EAD geralmente têm grupos de estudo online onde os alunos podem se conectar com outros estudantes e professores. Participar desses grupos pode ser uma boa maneira de obter suporte e motivação, além de trocar ideias e conhecimentos”, destaca.

Walter também recomenda que os estudantes autônomos participem de fóruns online, grupos de discussão e outras comunidades de aprendizado virtual para interagir com outras pessoas na área de estudo. Participar de eventos e conferências presenciais também pode ser uma oportunidade para conhecer outras pessoas da área e fazer networking.

Falta de disciplina: Ao estudar por conta própria, pode ser difícil manter a disciplina e o comprometimento necessários para completar o curso. Para superar esse desafio, o professor José Walter recomenda a criação de um plano de estudo detalhado e a definição de metas específicas e alcançáveis.

“Criar um horário e local de estudos: é importante reservar um tempo dedicado para os estudos e manter um cronograma regular. O autônomo pode criar um horário de estudos semanal ou diário, definindo objetivos específicos para cada sessão de estudo. Além de manter uma rotina de local para estudos onde possa ter concentração e disponibilidade de espaço. O ambiente contribui decisivamente para o resultado dos estudos”, pontua.

Leia também: O potencial da realidade virtual e aumentada no EAD

Compartilhe: