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A importância da pedagogia na primeira infância

Professor tutor destaca a relevância de abordagens pedagógicas adequadas para garantir o desenvolvimento pleno das crianças nos primeiros anos de vida.

às 18h44
Professor tutor, Ivanildo Araújo Nunes
Professor tutor, Ivanildo Araújo Nunes
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A pedagogia é uma área de grande importância para a formação das crianças desde a mais tenra idade. É durante os primeiros anos de vida que ocorrem as maiores transformações no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, e a intervenção pedagógica adequada pode desempenhar um papel crucial no estímulo ao crescimento e aprendizado.

De acordo com o professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Ivanildo Araújo Nunes, os primeiros anos de vida são um período fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, como a linguagem, a coordenação motora, a memória e a atenção. É nesse momento que a pedagogia se torna primordial.

“A pedagogia pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento emocional das crianças na primeira infância, pois as experiências que as crianças têm nessa fase da vida podem ter um impacto duradouro em sua saúde emocional e bem-estar”, destaca o professor tutor.

A educação na primeira infância, segundo Ivanildo, tem sido um tópico amplamente discutido nos últimos anos, e a educação de qualidade tem impactos significativos e duradouros no desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças. 

“A educação na primeira infância pode melhorar habilidades socioemocionais como empatia, autocontrole, tomada de decisão e resolução de conflitos, o que pode levar a um melhor desempenho em relacionamentos e no ambiente de trabalho. É um investimento crucial no desenvolvimento das crianças e na construção de um futuro melhor para a sociedade como um todo”, pontua.

Com o conhecimento cada vez maior sobre as necessidades e particularidades do desenvolvimento infantil nessa fase da vida tem levado a uma abordagem mais individualizada e centrada na criança, buscando atender às suas necessidades específicas.

“A compreensão de que a aprendizagem não ocorre apenas em ambientes escolares formais, mas também em contextos informais, tem levado a uma maior valorização da importância da brincadeira, do envolvimento das famílias e do aprendizado por meio da experiência. Ademais, a compreensão de que as habilidades socioemocionais são tão importantes quanto as habilidades cognitivas também tem levado a uma maior ênfase no desenvolvimento de habilidades como empatia, resiliência e autocontrole”, enfatiza.

Principais estratégias pedagógicas 

Segundo o professor tutor, existem várias estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas na primeira infância para estimular o desenvolvimento infantil. Algumas das principais estratégias incluem:

  • Brincadeiras e atividades lúdicas: brinquedos, jogos e atividades lúdicas que estimulem a curiosidade, a criatividade e o raciocínio.
  • Aprendizado através da experiência: as crianças aprendem e experimentam coisas novas, tocam em objetos, exploram texturas, sabores e cheiros.
  • Interação social: é importante promover a interação com outras crianças e adultos, através de atividades em grupo, jogos cooperativos e diálogos.
  • Estimulação sensorial: experiências sensoriais diversas, como música, arte, contato com a natureza, entre outras.
  • Rotina e consistência: é importante estabelecer horários para alimentação, sono, brincadeiras e outras atividades.
  • Estímulo à criatividade: oferecer oportunidades para que as crianças criem, inventem e explorem soluções criativas para problemas e desafios.

Formação em Pedagogia na Unit

Diante dessa importância, é essencial que os profissionais da educação estejam preparados para lidar com as particularidades da primeira infância. O curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes, por exemplo, é oferecido nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EAD).

“Essa formação inclui disciplinas que abordam temas como psicologia do desenvolvimento, metodologias de ensino, teorias da aprendizagem, políticas públicas de educação, entre outros. Ora, a formação inclui estágios em instituições de educação infantil, proporcionando aos futuros profissionais a oportunidade de vivenciar a prática educativa e desenvolver habilidades como observação, planejamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas”, ressalta Ivanildo.

O curso prepara os profissionais para lidar com a educação infantil através do ensino de conhecimentos teóricos e práticos que permitem compreender e intervir no desenvolvimento da criança. Além disso, ensinam aos profissionais como atuar em parceria com as famílias e com a comunidade, bem como para lidar com a diversidade cultural e as necessidades específicas de cada criança. 

“Dessa forma, os profissionais formados em pedagogia estarão preparados para promover o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil”, elenca.

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