ESTUDE NA UNIT
MENU

Como a Unit prepara os alunos de Serviço Social para o mercado

A formação completa e diversificada oferecida pelo curso de Serviço Social EAD da Unit para a inserção no mercado de trabalho

às 17h43
Professora tutora, Érika Costa
Professora tutora, Érika Costa
Compartilhe:

O curso de Serviço Social é uma das graduações mais procuradas pelos estudantes que querem atuar em prol da transformação social. É uma carreira que exige uma formação técnica e humana, bem como habilidades socioemocionais que permitem ao profissional intervir em questões sociais de forma ética, crítica e reflexiva. Diante desse cenário, é natural que os futuros assistentes sociais busquem cursos que os preparem para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

O curso de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit) é um desses cursos que oferecem uma formação completa e de qualidade, capaz de preparar os alunos para atuarem nas mais diversas áreas e espaços sócio-ocupacionais. A professora tutora de Serviço Social Érika Costa destaca que a metodologia do curso mescla teoria e prática, possibilitando que os alunos vivenciem experiências que dialogam com a realidade do mercado de trabalho.

“O curso possibilita aos alunos vivenciar experiências que dialogam com a realidade do mercado de trabalho, como estágios supervisionados, atividades de pesquisa, projetos de extensão entre outras atividades práticas. Além disso, a grade curricular do curso contempla disciplinas que abrangem diversos campos de atuação do assistente social, como política de saúde, de educação, de assistência social, serviço social nas empresas, entre outros, preparando nosso aluno para atuar em diferentes áreas e com diferentes públicos”, pontua.

Habilidades fundamentais

Segundo Érika, para ser bem-sucedido no mercado de trabalho, um profissional de serviço social precisa desenvolver habilidades e competências que envolvem o tripé da sustentação da profissão: a dimensão teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.

“Enquanto assistente social e formadora de novos assistentes sociais para o mercado de trabalho, avalio que as principais habilidades e competências que um profissional de serviço social precisa desenvolver para ser bem-sucedido no mercado de trabalho dizem respeito a tudo que envolve o tripé da de sustentação da nossa profissão, qual seja: a dimensão teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Além desse tripé, a dimensão investigativa, penso eu, transversaliza as outras três”, elenca.

Entre as principais habilidades e competências que um profissional de serviço social precisa desenvolver para ser bem-sucedido no mercado de trabalho, estão a habilidade de comunicação, a capacidade de análise crítica e de totalidade, o conhecimento técnico, a habilidade de trabalhar em equipe, a empatia e o comprometimento ético.

“Na posição de professora tutora, portanto, com propriedade para falar acerca do campo acadêmico, é possível afirmar que a Unit conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por professores com ampla experiência no mercado de trabalho e que contribuem para a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a transformação social”, evidencia.

Formação

A grade curricular do curso de Serviço Social da Unit contempla diversas disciplinas que são essenciais para a formação completa do profissional de Serviço Social. 

“Os nossos alunos estudam as políticas públicas que afetam a vida da população, tais como a saúde, a educação, a previdência social, a assistência social entre outras. Temos o cuidado de trabalhar a ética e os Direitos Humanos, tratando dos princípios fundamentais para a atuação da/o Assistente Social, preparando-os para lidar com dilemas éticos e situações de violação de direitos tão presentes no nosso fazer profissional”, explica.

Os alunos aprendem também acerca do que vem a ser questão social, o objeto de trabalho, bem como as principais expressões e como estas afetam a vida da população usuária dos serviços, tais como a pobreza, a desigualdade, a exclusão social, a violência entre outras. 

“Essas e outras categorias teóricas são essenciais para a formação profissional do assistente social, uma vez que proporcionam um conhecimento amplo e aprofundado sobre a área e prepara os nossos alunos para atuarem de forma efetiva e transformadora no mercado de trabalho”, diz.

Projetos que contribuem para a formação

As atividades práticas, como estágios e projetos de pesquisa/extensão, são fundamentais para a formação dos alunos do curso de Serviço Social, pois permitem que eles coloquem em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, vivenciando situações reais e enfrentando desafios concretos que envolvem a profissão. 

Algumas das formas como essas atividades práticas contribuem para a formação dos alunos, de acordo com a professora tutora são:

Vivência do cotidiano profissional: “As atividades práticas proporcionam aos alunos a oportunidade de conhecer de perto o cotidiano de trabalho da/o Assistente Social, seus desafios e possibilidades, preparando-os para a realidade do mercado de trabalho”, pontua.

Desenvolvimento de habilidades práticas: “Os estágios e projetos de pesquisa e/ou extensão permitem que os alunos desenvolvam habilidades práticas, como a comunicação, a mediação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, que são fundamentais para a atuação profissional”, infere.

Contato com diferentes realidades sociais: “As atividades práticas levam os alunos a entrarem em contato com diferentes realidades sociais, o que contribui para ampliar sua visão crítica e reflexiva sobre as expressões da Questão Social e para desenvolver sua capacidade de adaptação a contextos diversos”, destaca.

Fortalecimento da rede de contatos: “Os estágios e projetos proporcionam aos alunos a oportunidade de conhecer e se relacionar com outros profissionais da área, o que pode ser fundamental para sua inserção no mercado de trabalho após a conclusão do curso”, ressalta

Por último, mas não menos importante, a contribuição para a formação cidadã, uma vez que as atividades práticas, ao permitirem que os alunos trabalhem em projetos e ações sociais, contribuem para o desenvolvimento de sua consciência cidadã e para sua participação ativa na transformação social.

“Em suma, as atividades práticas são uma importante complementação à formação teórica, permitindo que os alunos de Serviço Social desenvolvam habilidades práticas, conheçam diferentes realidades sociais e se preparem de forma mais efetiva para a atuação profissional”, finaliza.

Leia também: Conheça as oportunidades em Marketing e Mídias Digitais

Compartilhe: