Estudantes do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit) realizam ações para promoção à saúde bucal em escolas públicas de Aracaju. Esta semana foi a vez de visitar a Escola Estadual Manoel Dionísio de Santana, localizada no Mosqueiro. A coordenação do curso recebeu uma doação de kits de escovação da Associação Brasileira de Odontologia secção Sergipe (ABO-SE).
Participaram da ação em média 150 crianças da escola. O diretor, Elyson Messias Passos, conta que a parceria com o curso de Odontologia da Unit surgiu após a iniciativa da coordenadora Iara Paixão de Andrade Marques Costa. “Ela viu a necessidade de trazer para a escola ações de cuidado com a saúde que envolvessem as crianças para que elas aprendam a se cuidarem. Prontamente concordei com a iniciativa pois é uma excelente maneira de levar informação e conscientização para as nossas crianças”, afirma.
“Esse apoio do curso de Odontologia da Unit é muito importante para nós porque saúde pública é uma questão muito debatida, e é muito importante introduzir as crianças nessas discussões para que elas aprendam a cuidarem do próprio corpo. Creio que com essa parceria acontecerão ações ainda mais enriquecedoras e bonitas. Me enche de alegria ver o cuidado e carinho dos estudantes da Unit com os nossos alunos” ressalta a coordenadora, Iara Paixão de Andrade Marques Costa.
O Professor do curso de Odontologia, Filipe Nunes, explica que o objetivo de ações voltadas para o público infantil é suprir a carência da falta de informação sobre saúde bucal que é uma questão muito debatida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O objetivo é levar para a escola informação sobre saúde de uma forma acessível, que respeite a realidade deles. E essa parceria da Universidade, levando os alunos que têm informação para ofertar esse conhecimento é um grande diferencial, porque proporcionam humanização e acolhimento, que são elementos muito importantes para determinar qualquer plano de tratamento. Temos que levar sempre em consideração que a boca não vai sozinha para o consultório, vai a pessoa, com sua história, com seus traumas e outros diversos aspectos que influenciam na saúde”, destaca.
“Na saúde coletiva usamos um termo chamado os ‘Determinantes Sociais de Saúde’ que são contempla os aspectos que influenciam direta ou indiretamente a condição de saúde. E as crianças são um reflexo de fatores que tem na família. Por isso, estamos aqui fazendo ações com alunos que já tem o conhecimento técnico e científico para repassar de forma lúdica, instruções de saúde bucal”, completa.
Para os estudantes de Odontologia da Unit ações de acolhimento é uma oportunidade de trabalhar a humanização no atendimento. Para Deyvid Rodrigues Barros, participar do projeto foi gratificante. “É uma experiência única e muito especial. Sempre gostei de crianças e trazer esse projeto aqui pra escola é uma alegria sem tamanho. Ver como elas ficam atentas às explicações, são curiosas e participativas traz uma sensação de dever cumprido e de gratidão. Além de tudo, participar de ações com o foco na humanização durante os atendimentos agrega conhecimento que irá me trazer bons frutos na minha carreira profissional”, declara.
A estudante Anna Katharina Palmeira Cavalcante, concorda que a ação é uma experiência única e especial. “ Fazer parte dessa ação tem sido uma experiência muito boa. Nós saímos da zona de conforto que é a clínica para atender a população carente. Na prática, nos deparamos com situações atípicas e até mesmo chocantes. É uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos práticos e também de devolver a saúde por meio da Odontologia. No final, é isso que importa, devolver a saúde e a autoestima das crianças”, pontua.
Os alunos da Escola Estadual Manoel Dionísio de Santana prestaram muita atenção na explicação sobre como cuidar da higiene bucal. “Eu achei bem legal a explicação deles. Eu já sabia como escovar os dentes e passar fio dental porque minha mãe me ensinou, mas eles mostraram pros meus colegas também e agora todo mundo sabe como limpar a boca”, conta a aluna Ana Gabriela, de 10 anos.
Mesmo sendo muito tímido, Jan Lucas, de 10 anos, também participou da dinâmica de escovação dos dentes. “Eles me ensinaram como escovar os dentes. A gente tem que contar 10 escovadas em cada lado e lembrar de escovar a língua também. Eu achei bem legal porque eles me deixaram mostrar como eu escova os dentes. Agora eu aprendi o jeito certo e vou ensinar pro pessoal lá de casa”, afirma.
Leia mais: Clínica Odontológica da Unit realiza reajuste da tarifa social