ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Odontologia realizam ações de saúde em escolas

Cerca de 150 crianças da Escola Estadual Manoel Dionísio de Santana foram atendidas pelos estudantes de Odontologia da Unit

às 15h11
Estudantes de Odontologia da Unit Filipe Nunes
Estudantes de Odontologia da Unit Filipe Nunes
Ação de saúde bucal nas escolas
Compartilhe:

Estudantes do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit) realizam ações para promoção à saúde bucal em escolas públicas de Aracaju. Esta semana foi a vez de visitar a Escola Estadual Manoel Dionísio de Santana, localizada no Mosqueiro. A coordenação do curso recebeu uma doação de kits de escovação da Associação Brasileira de Odontologia secção Sergipe (ABO-SE).

Participaram da ação em média 150 crianças da escola. O diretor, Elyson Messias Passos, conta que a parceria com o curso de Odontologia da Unit surgiu após a iniciativa da coordenadora Iara Paixão de Andrade Marques Costa. “Ela viu a necessidade de trazer para a escola ações de cuidado com a saúde que envolvessem as crianças para que elas aprendam a se cuidarem. Prontamente concordei com a iniciativa pois é uma excelente maneira de levar informação e conscientização para as nossas crianças”, afirma.

“Esse apoio do curso de Odontologia da Unit é muito importante para nós porque saúde pública é uma questão muito debatida, e é muito importante introduzir as crianças nessas discussões para que elas aprendam a cuidarem do próprio corpo. Creio que com essa parceria acontecerão ações ainda mais enriquecedoras e bonitas. Me enche de alegria ver o cuidado e carinho dos estudantes da Unit com os nossos alunos” ressalta a coordenadora, Iara Paixão de Andrade Marques Costa.

O Professor do curso de Odontologia, Filipe Nunes, explica que o objetivo de ações voltadas para o público infantil é suprir a carência da falta de informação sobre saúde bucal que é uma questão muito debatida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O objetivo é levar para a escola informação sobre saúde de uma forma acessível, que respeite a realidade deles. E essa parceria da Universidade, levando os alunos que têm informação para ofertar esse conhecimento é um grande diferencial, porque proporcionam humanização e acolhimento, que são elementos muito importantes para determinar qualquer plano de tratamento. Temos que levar sempre em consideração que a boca não vai sozinha para o consultório, vai a pessoa, com sua história, com seus traumas e outros diversos aspectos que influenciam na saúde”, destaca. 

“Na saúde coletiva usamos um termo chamado os ‘Determinantes Sociais de Saúde’ que são contempla os aspectos que influenciam direta ou indiretamente a condição de saúde. E as crianças são um reflexo de fatores que tem na família.  Por isso, estamos aqui fazendo ações com alunos que já tem o conhecimento técnico e científico para repassar de forma lúdica, instruções de saúde bucal”, completa.

Para os estudantes de Odontologia da Unit ações de acolhimento é uma oportunidade de trabalhar a humanização no atendimento. Para Deyvid Rodrigues Barros, participar do projeto foi gratificante. “É uma experiência única e muito especial. Sempre gostei de crianças e trazer esse projeto aqui pra escola é uma alegria sem tamanho. Ver como elas ficam atentas às explicações, são curiosas e participativas traz uma sensação de dever cumprido e de gratidão. Além de tudo, participar de ações com o foco na humanização durante os atendimentos agrega conhecimento que irá me trazer bons frutos na minha carreira profissional”, declara.

A estudante Anna Katharina Palmeira Cavalcante, concorda que a ação é uma experiência única e especial. “ Fazer parte dessa ação tem sido uma experiência muito boa. Nós saímos da zona de conforto que é a clínica para atender a população carente. Na prática, nos deparamos com situações atípicas e até mesmo chocantes. É uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos práticos e também de devolver a saúde por meio da Odontologia. No final, é isso que importa, devolver a saúde e a autoestima das crianças”, pontua.

Os alunos da Escola Estadual Manoel Dionísio de Santana prestaram muita atenção na explicação sobre como cuidar da higiene bucal. “Eu achei bem legal a explicação deles. Eu já sabia como escovar os dentes e passar fio dental porque minha mãe me ensinou, mas eles mostraram pros meus colegas também e agora todo mundo sabe como limpar  a boca”, conta a aluna Ana Gabriela, de 10 anos. 

Mesmo sendo muito tímido, Jan Lucas, de 10 anos, também participou da dinâmica de escovação dos dentes. “Eles me ensinaram como escovar os dentes. A gente tem que contar 10 escovadas em cada lado e lembrar de escovar a língua também. Eu achei bem legal porque eles me deixaram mostrar como eu escova os dentes. Agora eu aprendi o jeito certo e vou ensinar pro pessoal lá de casa”, afirma.

 

Leia mais: Clínica Odontológica da Unit realiza reajuste da tarifa social

 

Compartilhe: