ESTUDE NA UNIT
MENU

Design Educacional: a educação e as novas formas de ensinar

Como o curso de Design Educacional EAD da Unit pode capacitar profissionais para atuarem na inovação da área educacional

às 13h24
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O design educacional é uma área em constante expansão e importância no contexto da educação contemporânea. Com o advento da tecnologia e a necessidade de novas abordagens de ensino, o profissional de design educacional desempenha um papel fundamental na criação de ambientes de aprendizagem eficazes, inovadores e engajadores. 

Nos últimos anos, o mercado nessa área tem se expandido rapidamente, impulsionado pela necessidade de transformação do modelo tradicional de ensino. Escolas, instituições de ensino superior e empresas de educação estão buscando profissionais qualificados para projetar e desenvolver soluções de aprendizagem inovadoras e alinhadas com as demandas da sociedade atual. 

De acordo com a coordenadora do Unit Carreiras, Ana Paula Morais, o profissional em Design Educacional precisa desenvolver habilidades fundamentais para atuar na área. “É preciso ter visão de projetos, capacidade de planejamento para saber preparar e estruturar um determinado objetivo e conhecimento de métodos educacionais, onde o profissional deverá entender a área de conhecimento que ajuda a orientar os alunos a alcançar os seus objetivos de aprendizagem”, pontua.

Por meio do uso adequado de recursos multimídia, interatividade e estratégias pedagógicas inovadoras, o design educacional permite que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para o século 21, como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e criatividade. Além disso, o design educacional facilita a personalização do ensino, atendendo às necessidades individuais de cada aluno e promovendo a inclusão.

Formação em Design Educacional na Unit

O Curso de Design Educacional da Universidade Tiradentes (Unit) é oferecido no formato de Educação a Distância (EAD), com uma abordagem completa e atualizada. O curso tem como objetivo preparar os alunos para atuarem de forma competente e inovadora no mercado. 

Com uma equipe de professores qualificados e uma infraestrutura tecnológica de ponta, a Unit proporciona aos estudantes uma formação sólida em teorias e práticas por meio de estágios que fazem o aluno vivenciar realidades importantes para a sua formação.

“Durante a graduação, um caminho que os alunos podem percorrer para enfrentar futuros desafios no mercado de trabalho são os estágios não obrigatórios, estes permitem que os alunos coloquem em prática os ensinamentos teóricos em tempo real e desta maneira conseguem ficar mais preparados para os desafios diários do mundo do trabalho. Esta prática independe da modalidade de ensino e/ou curso escolhido, tendo em vista que os estágios não obrigatórios são liberados em todas as situações para alunos devidamente matriculados e frequentando cursos de nível superior”, pontua Ana Paula.

Mercado de trabalho

O mercado de Design Educacional oferece amplas oportunidades para profissionais que desejam contribuir para a transformação da educação. Eles podem atuar na criação e implementação de ambientes de aprendizagem, materiais educacionais, plataformas digitais, recursos multimídia e estratégias pedagógicas que promovam a interatividade, a personalização e a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. 

O profissional dessa área também tem a responsabilidade de analisar as necessidades dos estudantes, identificar objetivos educacionais, desenvolver estratégias de ensino, utilizar recursos tecnológicos e avaliar os resultados alcançados.

“Os designers educacionais podem trabalhar em empresas de tecnologia educacional, instituições de ensino, editoras, agências de design, consultorias educacionais e como profissionais autônomos, oferecendo serviços de consultoria e desenvolvimento de projetos educacionais”, ressalta Ana Paula.

Leia também: Formação em Coaching e Mentoring: a chave para o sucesso

Compartilhe: