ESTUDE NA UNIT
MENU

Mestrandas têm projeto inovador aprovado no Programa InovAtiva Brasil

Um dos 280 projetos selecionados para a próxima fase do Programa Inovativa Brasil é fruto do grupo de estudos multidisciplinar que mestrandas do PBI da Unit fazem parte.

às 20h34
Mestrandas Victoria Louise (esquerda) e Erika Lisboa (direita), com a professora do curso de Farmácia, Mônica Almeida.
Mestrandas Victoria Louise (esquerda) e Erika Lisboa (direita), com a professora do curso de Farmácia, Mônica Almeida.
Compartilhe:

Um projeto inovador que trata sobre um curativo anti-hemorrágico, biodegradável, biocompatível, inovador e de custo acessível para pets, o Quick Aid K, idealizado pelas mestrandas Erika Santos Lisboa e Victoria Louise Santana dos Santos, da Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) da Universidade Tiradentes (Unit), foi aprovado na última edição do Programa InovAtiva Brasil – iniciativa que busca apoiar o desenvolvimento de startups e o empreendedorismo inovador no país.

As estudantes do PBI fazem parte de um grupo multidisciplinar dedicado a estudar uma membrana hemostática para uso em serviços de urgência e emergência na área da saúde. Trata-se do Quick Aid K, um dos 280 selecionados para a próxima fase do Programa InovAtiva Brasil, que poderá ser acelerado e se conectar com potenciais investidores e parceiros. 

A necessidade surgiu a partir do olhar de uma das componentes da equipe, que trabalha justamente com urgências e emergências, e percebeu que um curativo que amenizasse os sangramentos de pets até que o socorro chegasse ao local para atendimento, evitaria danos maiores. “O processo é rápido, escalonável e com potencial inovador”, diz Erika Lisboa.

“De acordo com a ideia trazida pela professora do curso de Enfermagem da Unit e membro da equipe, Daniele Martins, colocamos o projeto no papel e começamos as pesquisas até montarmos o nosso MVP (Produto Mínimo Viável). Assim, a professora do curso de Farmácia da Unit, Mônica Batista de Almeida, eu e minha colega Victoria Louise Santana, abraçamos a ideia e colocamos tecnicamente a nossa especialização para produção do produto”, completa Erika. 

Para a professora do curso de Farmácia, Mônica Almeida, a Unit foi grande estimuladora para o projeto seguir adiante. “A Universidade Tiradentes é conhecida pela excelência na formação acadêmica e na inovação de suas iniciativas educacionais, e o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial é uma das suas bem-sucedidas iniciativas. Com uma abordagem interdisciplinar, prepara os alunos para trabalhar em diferentes áreas da biotecnologia, incluindo a produção de alimentos, bioinsumos, medicamentos e biocombustíveis, e incentiva o empreendedorismo com disciplinas que abordam o desenvolvimento de negócios, gestão de projetos, propriedade intelectual e inovação tecnológica”, afirma.

A equipe da startup já participou de outras programas de aceleração como Centelha Sergipe ficando em primeiro lugar dentre os trinta e quatro projetos aprovados.

A aprovação do projeto Quick Aid K pelo Programa InoVativa Brasil é uma grande conquista para a empresa e sua participação no Programa garante maior visibilidade e reconhecimento da empresa no mercado.

“O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial da Unit é um exemplo de como a formação acadêmica pode ser uma importante ferramenta para o empreendedorismo, fornecendo aos alunos as habilidades, os conhecimentos e o suporte necessários para transformar ideias em negócios bem-sucedidos. O projeto Quick aid K das alunas do mestrado é um destes exemplos”, comemora o coordenador do PBI, professor Marcelo Mendonça.

InovAtiva Brasil

O programa InovAtiva Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que visa apoiar e acelerar startups inovadoras em todo o país. O programa foi criado em 2013 pelo Ministério da Economia (à época, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e oferece gratuitamente capacitação, mentoria, conexão e visibilidade às startups selecionadas. 

O programa realiza dois ciclos de aceleração por ano, atendendo até 360 startups de qualquer setor e região do Brasil, além de um ciclo específico para startups de impacto social e ambiental. O objetivo do programa é fortalecer e fomentar o ecossistema de inovação no Brasil, promovendo a geração de negócios sustentáveis e de alto potencial de crescimento.

Por Raquel Passos e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)

Leia mais: Internacionalização: egressa do PBI da Unit desenvolve pesquisas em Boston

Compartilhe: