ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos realizam ação de letramento sobre identidade de gênero e pessoas transexuais

Ação é fruto de projeto desenvolvido neste primeiro semestre por meio de visitas à Assessoria Municipal LGBTQIAPN+ e ao Centro de Referência em Direitos Humanos.

às 15h24
Compartilhe:

Com o intuito de promover letramento para que a identidade de gênero de pessoas transexuais seja garantida e respeitada no atendimento que é oferecido na Clínica de Psicologia, uma ação foi realizada entre alunos, professores e pacientes, nos últimos dias 18 e 19.

O projeto foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2023, por meio de visitas institucionais na Assessoria Municipal LGBTQIAPN+ e ao Centro de Referência em Direitos Humanos. De acordo com a assistente social da Clínica de Psicologia da Unit, Jacqueline Xavier, organizadora da ação, o objetivo foi coletar dados e informações para compreender o cenário histórico e estrutural do movimento LGBTQIAPN+.

“Para isso, foram realizadas visitas de campo e estruturada a compreensão das siglas e dos aspectos sociais e preconceituosos. Além de palestras sobre Identidade de Gênero e Pessoas Trans, com a presença ilustre da representante do movimento e deputada estadual, Linda Brasil, além da especialista em diversidade e gênero/sexualidade, Roberta Ribeiro”, detalha.

Segundo ela, as convidadas apresentaram o tema proposto pela intervenção, fomentando sobre exemplos cotidianos que precisam de reflexões para o combate da Transfobia. O momento foi finalizado com informações sobre o letramento a respeito de pessoas trans, com compartilhamento de vivências pessoais sobre a temática. “O conhecimento gera quebra de “padrões”, de preconceitos. A temática foi desenvolvida no contato com pessoas trans, familiares e sociedade. Houve emoção familiar, dúvidas respondidas e visibilidade a pessoas trans”, reforça Jacqueline Xavier.

Para os estudantes, foi uma oportunidade de conhecimento que pode refletir no dia a dia de cada um e no futuro profissional. “Além de possibilitar conhecimento, empatia, quebra de preconceito, construção de um olhar mais inclusivo”, conclui Xavier.

Leia mais: Clínica de Psicologia: transformando vidas através de serviço cidadão

Compartilhe: