ESTUDE NA UNIT
MENU

Maio Amarelo: CIPAA promove palestra em parceria com a SMTT Aracaju

Por meio do núcleo de Educação para o Trânsito da SMTT, tema abordado foi em busca da conscientização para redução de acidentes de trânsito

às 15h02
Compartilhe:

Em alusão ao “Maio Amarelo”, que busca conscientizar a população sobre a direção defensiva, a equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) da Universidade Tiradentes (Unit) preparou um momento de reflexão no último dia 31. Na oportunidade, colaboradores administrativos participaram de palestra proferida pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

“Contamos com a parceria da SMTT diante da experiência que eles têm em relação a acidentes de trânsito, trazendo uma realidade do que acontece. Além de reforçarem como podemos nos prevenir, seguindo as regras de trânsito, estabelecendo uma direção segura”, explica o técnico de segurança do trabalho, José Anselmo Rocha.

Para a agente de trânsito que faz parte da coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, Heloisa de Resende, a maior dificuldade que se tem no trânsito é a mudança de cultura por parte da população. “A falta de percepção sobre o risco que as pessoas correm, acreditar que um acidente não irá ocorrer com a gente, esta falta de sensibilidade gera um descuido e desatenção no trânsito. Mas uma hora a probabilidade pode estar contra a gente”, lembra. 

Para mudar esse cenário, a autoridade de trânsito acredita que é preciso provocar as pessoas. “Com o diálogo corpo a corpo, mexendo com a sensibilidade, dando um choque de realidade para que, além dos conhecimentos sobre as leis de trânsito, voltemos a ter atenção”, complementa.

Na oportunidade, cursos gratuitos de qualificação profissional desta temática foram apresentados. “Para quem trabalha na área de transporte, com estes cursos de qualificação profissional, esperamos reduzir o número de acidentes de trânsito”, explica o agente de mobilização do SEST/SENAT, Marcelo Andrade.

O colaborador José Alves, encarregado da área de serviços gerais, fez questão de participar desse momento. “A palestra foi muito benéfica para todos que assistiram, pois falaram sobre pontos que a gente nem pensa ou considera, como velocidade e sono. Devemos pensar antes de pegar em um veículo, lembrando que alguém estará nos esperando em casa. Temos que valorizar a vida”, comenta. 

Maio Amarelo

O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Por Raquel Passos e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)

Leia mais: Janeiro Branco: CIPA promove palestra sobre saúde mental

Compartilhe: