ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes do IFS Itabaiana visitam projeto MASTERFITTS

Após visita técnica nas estruturas onde ocorrem o projeto MASTERFITTS na Unit, os jovens irão aplicar os conhecimentos adquiridos em uma casa de repouso de Itabaiana.

às 20h53
Compartilhe:

Alunos dos cursos de Manutenção em Informática e Técnico em Agronegócio do ensino médio no Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Itabaiana, realizaram uma visita técnica nas instalações do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), na última semana. 

Graças ao professor do IFS e também aluno do PSA da Unit, Ayrton Ramos, cerca de 15 jovens conheceram o projeto vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA) da Unit, o MASTERFITTS que tem o objetivo de cuidar da pessoa idosa.

A intenção é levar qualidade de vida e saúde para pessoas idosas de uma casa de repouso da cidade de Itabaiana por meio do projeto MASTERFITTS. A visita técnica teve o objetivo de apresentar os protocolos de avaliação no laboratório de Educação Física para que os alunos do IFS coloquem em prática as atividades funcionais, de alongamento e lúdicas em uma casa de repouso da cidade de Itabaiana. 

“Muitos idosos necessitam de carinho e atenção, além da prática de atividade física. Eu, como professor de Educação Física, podendo ajudá-los e estimulá-los através da elaboração e execução de exercícios, por meio de projeto de extensão e pesquisa, fazendo bem comum e levando qualidade, é algo transformador”, completa.

Entender o processo de envelhecimento e como lidar com ele, os cuidados que são necessários diante da perda da massa muscular e massa óssea, são conhecimentos que poderão ir além da casa de repouso. “A partir de um pouco que aprendem na escola e aqui no projeto, os alunos podem difundir em casa, com os idosos da família. Essa é a ideia”, reitera Ayrton.

Durante a visita, os laboratórios de prática de Educação Física, onde o projeto MASTEFITTS acontece, bem como as quadras esportivas e a academia foram apresentadas aos estudantes. Na ocasião, o professor Estélio Dantas falou sobre o funcionamento, história e idealização do projeto. 

Samya Barreto, de 16 anos, estudante do ensino médio do IFS, ficou empolgada com a oportunidade. “Foi um momento inesquecível. Começamos a interagir e aprender várias coisas, que podem ser utilizadas para melhorar a vida dos idosos. Entendemos como interagir da forma correta com os que estão até em cadeira de rodas”, revela Samya.

Já o seu colega,  Kaic Silva, de 17 anos, quer levar os conhecimentos adquiridos para aplicar entre seus familiares. “Acredito que vou conseguir aplicar o que aprendi aqui em casa. Na minha família tem vários hipertensos, vou ajudar todos eles com o que aprendi aqui, incluindo todos os idosos. Brinquei até que um dia serei doutorando em cuidados com a saúde e vou voltar pra Unit para isso, com certeza”, conclui o estudante.

Projeto Masterfitts

O MASTERFITTS é um projeto focado no cuidado aos idosos, qualidade de vida, saúde física e mental, envolvendo avaliações periódicas e contínuas, sempre orientadas pelo professor doutor do PSA, Estélio Dantas. 

“A ideia é avaliar a saúde dos idosos e propor atividade física de força por meio da musculação, e depois de um tempo, voltamos a avaliar a autonomia funcional, força, nível de depressão, ansiedade. Eu e outros doutorandos fazemos parte desse projeto e estamos conseguindo parceiros como IFS para levar qualidade de vida para mais idosos”, finaliza o doutorando Ayrton Ramos.

Por Raquel Passos e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)

Leia mais: Projeto Masterfitts está com inscrições abertas

Compartilhe: