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O EAD como alternativa durante crises e situações de emergência

A gerente acadêmica do EAD da Unit aponta os benefícios e desafios do ensino a distância durante a pandemia.

às 20h08
Karen Sasaki- Gerente acadêmica no EAD da Unit
Karen Sasaki- Gerente acadêmica no EAD da Unit
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Durante a pandemia de COVID-19, o Ensino a Distância (EAD) emergiu como uma solução eficiente para garantir a continuidade do processo educacional. Com base em tecnologias inovadoras, o EAD permitiu a conexão virtual entre professores e alunos, independentemente da localização geográfica, proporcionando a continuidade das atividades educacionais.

A gerente acadêmica do EAD da Universidade Tiradentes (Unit) Karen Sasaki, destaca o papel fundamental que a tecnologia teve durante esse período. “Por meio da tecnologia, os alunos e os professores puderam estudar, inclusive em seu próprio ritmo, revisar conteúdos e dar continuidade aos seus estudos de natureza cognitiva e teórica”, pontua.

O EAD apresenta diversos benefícios como alternativa durante crises em comparação ao ensino presencial tradicional. A acessibilidade ampliada é um dos principais aspectos destacados por Sasaki. “O acesso ampliado permite que os alunos acessem o conteúdo de qualquer lugar, de qualquer espaço. Assim, professores e alunos conseguem se manter conectados no processo de aprendizagem, mesmo estando em locais diferentes e não necessariamente na mesma sala de aula presencial”, elenca.

Além disso, a flexibilidade de tempo e espaço oferecida pelo EAD possibilita que os alunos continuem estudando após o momento de aprendizagem, de acordo com o ritmo individual e a disponibilidade de tempo de cada um. “Por meio de diferentes mídias, como videoaulas, podcasts e objetos interativos, o EAD também proporciona uma diversidade de recursos que atendem a diferentes estilos de aprendizado”, conta.

Desafios significativos

No entanto, a implementação do EAD como alternativa durante crises enfrenta desafios significativos. Um dos principais é a conectividade e a infraestrutura, uma vez que nem todos têm acesso a dispositivos eletrônicos e internet de qualidade. “É necessário combinar dispositivos e infraestrutura, como computadores, celulares, smartphones e tablets, com acesso à internet”, ressalta Sasaki. 

A avaliação também é um ponto desafiador, sendo fundamental estabelecer uma sistemática de acompanhamento dos alunos e fornecer feedback para garantir seu progresso acadêmico. Para atender às necessidades especiais dos estudantes durante crises ou situações de emergência, o EAD pode e deve ser adaptado com base no princípio da acessibilidade. 

“Recursos como legendas, audiodescrição de imagens e textos ampliados devem ser disponibilizados para garantir o acesso e o aprendizado de todos os alunos. Além disso, o suporte adicional, como tutores especializados e canais de comunicação acessíveis, é essencial para apoiar os estudantes com necessidades especiais”, enfatiza.

Estrutura e suporte

Com base nas experiências vivenciadas durante a pandemia, as instituições educacionais podem se preparar melhor e aproveitar o potencial do EAD como uma alternativa durante crises. Investimentos em infraestrutura tecnológica, capacitação docente, desenvolvimento de recursos didáticos e parcerias estratégicas são algumas das medidas que podem ser tomadas. 

“É fundamental garantir uma infraestrutura tecnológica robusta, oferecer programas de capacitação e formação de professores e desenvolver recursos e materiais didáticos adaptáveis e acessíveis. Além de ter um plano de contingência que antecipe possíveis cenários de emergência, com protocolos de comunicação claros para assegurar a continuidade do ensino, como é o caso da Unit”, pontua. 

A Universidade Tiradentes já oferecia cursos na modalidade EAD antes mesmo da pandemia, porém, com o contexto atual, tornou-se ainda mais evidente o compromisso e a qualidade da instituição em proporcionar uma educação de excelência, mesmo em momentos de crise. 

“É impressionante o quanto foi importante organizar e sempre ter um plano de contingência para direcionar estratégias e políticas claras na transição do ensino presencial para o ensino com suporte de tecnologia durante crises. Os planos de contingência precisam ser criados e planejados de forma a antecipar possíveis cenários de emergência, com protocolos de comunicação que garantam a continuidade das estratégias pedagógicas e lógicas do ensino como um todo durante situações de crise”, relembra Karen.

A experiência prévia da Unit no ensino a distância permitiu que a instituição se adaptasse de forma ágil e eficiente, garantindo a continuidade das atividades acadêmicas e proporcionando aos alunos um ambiente de aprendizagem rico em recursos tecnológicos e conteúdos relevantes. A expertise da universidade nessa modalidade de ensino demonstra seu comprometimento em oferecer uma educação acessível, flexível e de qualidade, contribuindo para a formação profissional dos estudantes em qualquer situação.

Diante dos desafios enfrentados durante a pandemia, o ensino a distância demonstrou ser uma alternativa viável e eficiente, permitindo que a educação continue mesmo em momentos de crise. A tecnologia desempenhou um papel fundamental ao possibilitar a conexão entre professores e alunos, garantindo o compartilhamento de conteúdo e a interação necessária para a aprendizagem.

Leia também: Fomentando a interação social no cotidiano do ensino a distância

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