ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos da graduação, mestrado e doutorado estão na final do Desafio Unicamp 2023

Distribuídos em dois grupos, estudantes da Unit são os únicos do Nordeste na última etapa do 13º Desafio Unicamp, reconhecido programa de promoção ao empreendedorismo.

às 15h26
Compartilhe:

Oito alunos da graduação e pesquisadores da pós-graduação da Universidade Tiradentes (Unit) dos cursos de Biomedicina, Farmácia e do Programa de Biotecnologia Industrial (PBI) estão na final do 13º Desafio Unicamp 2023. Juntos compõem dois dos seis grupos que conseguiram chegar na última etapa, são eles: VitaNanoBio e NanoUnique, os únicos representantes do Nordeste.

Depois de três etapas, permaneceram apenas seis equipes finalistas, sendo duas de Sergipe. Ao longo dos últimos dois meses, webinars, workshops e mentorias nacionais e internacionais foram realizados para auxiliar as equipes no desenvolvimento de seus modelos de negócios. A fase final acontecerá no próximo dia 29, às 15h, com transmissão pelo Zoom e votação popular.

De acordo com a professora Patrícia Severino, grande incentivadora dos estudantes, já faz dois meses que eles estão participando das seletivas do evento. “Tinham o desafio de pegar uma patente da Unicamp e transformar em negócio. Passaram por três etapas para alcançar a final, com direito a mentorias nacionais e internacionais. E agora estão na última etapa em que montam um pitch e apresentam para uma banca avaliar quem vai vencer”, detalha Patrícia Severino.

Para ela, as chances são altas para os dois grupos da Unit subirem no pódio. “Acredito muito que os dois grupos têm chance de vencer, pois estão bem preparados e as mentorias que têm feito, têm dito isso, que estão no páreo entre os demais grupos que são do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Isso demonstra como eles são diferenciados, das 47 equipes, só duas são de Sergipe e as duas vão para a final! Também reforça que a Unit está equiparada a Instituições de grandes centros em que os alunos têm mais oportunidades e mais fácil acesso a esses treinamentos. Nossos alunos estão muito bem preparados, eles nos enchem de orgulho”, vibra.

Em 2022, um dos grupos participou e ficou entre os 10 primeiros. A diferença é que para este ano, a equipe VitaNanoBio está mais madura. “Foi uma surpresa chegar na final! Estamos muito animadas com essa conquista. Além da experiência que ganhamos ano passado, voltamos esse ano com mais força de vontade de ir até a final e estamos nos empenhando para ganhar esse prêmio”, relata a mestranda em Biotecnologia Industrial da Unit, Erika Santos Lisboa.

Ela explica que a patente que estão debruçadas consiste na produção de uma solução capaz de matar fungos, bactérias e vírus, inclusive o SARs Cov-2 (COVID-19). “Essa solução possui longa ação e não é tóxica. Nós estamos focando em colocar essa solução no mercado como um agente sanitizante para a limpeza de diversos ambientes”, detalha Lisboa.

O doutorando Pedro Ellison do Nascimento faz parte da outra equipe, Nano Unique, e expressa entusiasmo com a oportunidade: “É uma experiência única participar de um desafio como o da Unicamp. É o momento de unirmos os conhecimentos adquiridos tanto na graduação, quanto no mestrado e doutorado.

A atuação da equipe está focada em outra patente desenvolvida pela Unicamp. “Temos que transformá-la de forma que o estudo feito em laboratório se torne um benefício para a sociedade. E pensando nisso, a patente escolhida foi uma membrana com capacidade de regenerar tecidos, isso possibilita diversas aplicações, desde produção de curativos de menor gravidade aos mais complexos”, detalha.

O aluno do 5º período do curso de Farmácia da Unit, Bruno Cavalcante, que em janeiro participou do MIT GSL, acredita no potencial das atividades promovidas pela Unit incentivando a inovação. “Todos esses desafios são de impacto não só no conhecimento técnico relacionado ao empreendedorismo em si, mas também de impacto na minha vida pessoal. Mudou muito a minha forma de ver o mundo, e isso aliado à experiência em desenvolver uma startup em três semanas para o MIT GSL 2023, auxiliou no desenvolvimento dessa nova startup para o Desafio Unicamp, pois com a vivência que tive em janeiro, possibilitou ter uma ideia do que eles queriam e como queriam”, conta.

As inscrições gratuitas para assistir à grande final, que acontecerá de forma virtual, do Desafio Unicamp, podem ser feitas neste link. 

Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp é uma competição dedicada a estimular a criação e o desenvolvimento de novos negócios a partir de tecnologias protegidas pela Unicamp (patentes e programas de computador). Os participantes recebem capacitação na Metodologia Lean Canvas, acompanhamento e apoio de mentores do mercado e da academia para o desenvolvimento de seus modelos de negócios.

O principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade é organizado pela Inova Unicamp desde 2011 e já capacitou mais de 3.480 pessoas ao longo de 12 anos. 

A 13ª edição do Desafio Unicamp registrou a participação de 195 inscritos, de 43 cidades diferentes, distribuídas em quatro regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Sudeste e Sul). Do total de participantes, 42% são da Região Metropolitana de Campinas e 56% não tinham vínculo com a Unicamp.

Com informações da Agência de Inovação da Unicamp


Leia mais: Equipe formada por alunos da Unit participa do Desafio Unicamp 2022

Compartilhe: