ESTUDE NA UNIT
MENU

Comissão da Unit realiza Missão Internacional com parceiros em Boston

O propósito da visita é criar pontes que possibilitem a ampliação de oportunidades internacionais através de iniciativas presenciais e remotas de curta duração.

às 18h15
Compartilhe:

Entre os dias 15 e 27 de maio de 2023, a Gerência de Relações Internacionais em parceria com a coordenação do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), realizou uma missão internacional em Boston, Massachusetts (EUA). A visita teve como intuito fortalecer os relacionamentos com os parceiros da região e prospectar novas oportunidades de alianças estratégicas na área de saúde, principalmente Medicina.

De acordo com a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro, o objetivo da visita foi criar pontes que possibilitem a ampliação de oportunidades internacionais através de iniciativas presenciais e remotas de curta duração. “Nossa intenção é fortalecer a troca de experiências entre estudantes e professores da Unit com uma região que possui pioneirismo em inovação e pesquisa e, ao mesmo tempo, compartilhar a experiência do Brasil em áreas que são valorizadas, a exemplo da atenção primária”, comenta.

A agenda foi focada em encontros com lideranças de universidades e organizações parceiras, como por exemplo o MIT Brazil e do Cambridge Health Alliance (CHA). “Visamos fortalecer as relações que já construímos ao longo dos últimos anos e entender a logística operacional do programa de internato de Medicina no CHA. Durante a nossa visita, os cinco alunos da primeira turma de internato de 2023 estavam em Boston vivendo essa experiência de estágio. Foram evidenciadas por eles as diferenças entre os sistemas de saúde e de como essa experiência enriqueceu a capacidade de analisarem os casos clínicos e a forma como eles são tratados nos EUA e no Brasil”, destaca.

Selen explica que durante a visita foi realizada uma reunião no Cambridge Health Alliance com o CEO Dr. Assaad Sayah, para discussões relacionadas à possibilidade de expansão das relações a partir de 2024. “Encontramos também o Chefe da Medicina, Dr. Richard Pels, e o Diretor de desenvolvimento de currículo do CHA, Dr.Allen Shaughnessy, para compartilhar informações sobre a formação acadêmica dos estudantes de Medicina da Unit e áreas correlatas. A partir disso, como aqui no Brasil a vivência prática é muito maior do que nos EUA, atraímos a atenção para a possibilidade de recebermos estudantes e residentes internacionais futuramente”, salienta.

No decorrer da semana, Selen e a coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, tiveram a oportunidade de estabelecer e prospectar novas oportunidades de programas por meio de projetos presenciais e remotos com o Brigham and Women’s Hospital (Harvard Medical School Teaching Hospital), Evergrande Center for Immunologic Diseases e Massachusetts School of Pharmacy (MCPHS).

“A parceria da internacionalização e o curso de Medicina da Unit que resultou na construção de uma agenda direcionada para uma expansão de programas e projetos. Foi possível encontrar pontos de sinergia para mobilidade incoming e outgoing em todos os nossos encontros. Dessa forma, por meio de uma oferta equilibrada de oportunidades que poderão surgir, poderemos impulsionar a inovação dentro do currículo e atrair estudantes e docentes internacionais para o Brasil para terem uma experiência prática na Universidade Tiradentes’, declara.

Para a coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, a visita teve um saldo bastante positivo para a instituição. “O intuito da visita foi estabelecer e fazer um networking para novas parcerias lá em Boston. Aproveitamos a oportunidade para visitar os cinco alunos que estão fazendo o internato no Cambridge Health Alliance. Nosso encontro foi muito proveitoso porque vimos eles in loco exercendo as atividades. Tivemos a oportunidade de conversar com professores de Harvard, da Tufts University, professores do CHA e do MHSTS. A agenda foi repleta de Então, foram atividades. Foi uma experiência bastante agradável. Conseguimos estabelecer perspectivas de novas parcerias, e com isso, oportunizar mais aos nossos estudantes para que eles possam ter experiências internacionais”, finaliza.

Leia mais: Mobilidade Acadêmica é um dos eixos da internacionalização

Compartilhe: