ESTUDE NA UNIT
MENU

1ª Mostra PIPEX reúne alunos do Projeto Inova Tiradentes

O evento contou com a participação de 940 alunos dos cursos de Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Mecânica e Psicologia.

às 13h14
Compartilhe:

O Projeto Inova Tiradentes realiza a 1ª edição da Mostra de Práticas Inovadoras de Pesquisa e Extensão (PIPEX). O evento reuniu 940 alunos do primeiro período dos cursos de Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Mecânica e Psicologia. A programação realizada durante os três turnos foi apresentada de forma dinâmica nos ambientes do Tiradentes Innovation Center (TIC).

O coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calazans, conta que os alunos que estão distribuídos em 126 projetos do PIPEX apresentaram para os professores, coordenadores e empresas parceiras os resultados das suas pesquisas.

“Essa é a 1ª Mostra do PIPEX e Projeto Inova Tiradentes consiste na apresentação do resultado dos desafios desenvolvidos pelos alunos. Durante todo o semestre eles estiveram imersos em resolver os desafios propostos pelas empresas parceiras e órgãos públicos de Sergipe. Esse é um momento muito importante não só para os alunos, mas para Unit porque é uma prestação de contas aos nossos parceiros. Em conversas anteriores eles nos relataram que estão muito satisfeitos com os projetos elaborados e executados pelos nossos alunos”, afirma.

De acordo com o coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Extensão (NIEX) da Universidade Tiradentes (Unit), professor Heriberto Anjos, as demandas propostas pelos órgãos públicos e empresas parceiras foram de problemas reais. 

“Quando firmamos a parceria buscamos problemas reais para que os alunos tivessem a oportunidade de trabalhar com soluções práticas e acessíveis para solucionar os desafios propostos. Durante todo esse semestre eles tiveram orientação com os professores e suporte da mentoria para entenderem quais as necessidades que podem ser trabalhadas nas áreas acadêmicas. O PIPEX está tendo ótimos resultados, tivemos excelentes feedbacks dos nossos parceiros que estão presentes para confirmar o sucesso do Projeto”, destaca. 

Um dos órgãos parceiros presentes foi a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL). Para o diretor Ulisses Santos, a parceria tem sido bastante produtiva. “É uma satisfação enorme fazer parte desse projeto inovador que a Unit está fazendo. A nossa parceria por meio do Inova Tiradentes consegue aproximar a ciência do esporte e lazer. Além disso, quando colocamos os alunos imersos na pesquisa científica evitamos a evasão estudantil. Esse incentivo por meio da pesquisa coloca o aluno em uma posição de pesquisador, trazendo inovações que irão agregar no dia a dia do nosso trabalho na SEED e também irá moldar os futuros profissionais que estarão preparados para o mercado de trabalho”, declara. 

O grupo da estudante de Educação Física, Maria Alice de Oliveira Andrade, apresentou para o diretor da SEEL o resultado para solucionar problemas de acessibilidades nas escolas municipais de Aracaju. “Durante as visitas de campo notamos quais os principais problemas dessas escolas. Foi um choque de realidade ver as condições atuais das quadras esportivas. Os principais problemas identificados foram a má estrutura, falta de acessibilidade e de equipamentos que podem ser utilizados por Pessoas com Deficiências (PCD’s). A partir dessa análise, procuramos apresentar melhorias estruturais e também de equipamentos com custo benefício que irão atender todos os tipos de deficiências”, conta.

Para a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, o PIPEX é um projeto aberto que visa a empregabilidade. “A parceria do PIPEX com o Projeto Inova Tiradentes oferece ao aluno a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho desde o primeiro semestre da graduação. E isso acontece porque a parceria da Unit com empresas e órgãos sergipanos garante que os alunos tenham demandas reais para desenvolverem soluções para esses desafios. Além do acompanhamento das empresas e dos professores, o aluno tem mentores que irão ajudá-los a desenvolver suas pesquisas. O PIPEX é muito bacana porque dá autonomia para que eles consigam diagnosticar e resolver problemas reais, a partir das habilidades adquiridas na prática”, ressalta.

Leia mais: Sai o resultado parcial do Vestibular de Medicina 2023-2 da Unit

Compartilhe: