ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba quais cuidados tomar para evitar acidentes com fogos e fogueiras durante o São João

Nos casos de acidentes causados por queimaduras ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192.

às 16h33
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Durante os festejos juninos o número de acidentes por causa dos fogos de artifícios e fogueiras aumenta significantemente. Segundo dados do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), na primeira quinzena do mês de junho a unidade hospitalar realizou 24 atendimentos prestados a vítimas de queimaduras. O número de casos deste ano supera a quantidade de atendimentos realizados em 2022. 

A professora do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit), Aline Santana Góes, alerta que o primeiro objetivo é informar a população sobre como se prevenir para evitar acidentes. “Nesse período de festas juninas devemos ficar atentos a algumas situações para evitar queimaduras e acabar com a nossa festa. Evitar manipular álcool próximo a cigarros, fósforos acesos, churrasqueiras e fogueiras. Não utilizar álcool líquido diretamente sobre o fogo, ou para acender a fogueira, na forma de jato, devido ao risco de explosão”, explica.   

O cuidado deve ser redobrado perto das crianças. “É importante ficar atento às crianças. Não deixar elas brincarem próximo as fogueiras e churrasqueiras. Com relação aos fogos de artifício, usar equipamentos de proteção individual e respeitar o limite da faixa etária. Não soltar fogos com as crianças caso tenha ingerido bebidas alcoólicas”, alerta.

As crianças são as principais vítimas de queimaduras. “É costume nessa época do ano que os pais comprem fogos e é importante que as crianças devem estar sempre supervisionadas por um adulto responsável. A atenção deve ser redobrada quando os pequenos estiverem perto de fogueiras, por causa do risco de quedas nas brasas ou queimadura nos pés”, ressalta.  

Primeiros cuidados 

“Interromper a fonte causadora do fogo, lavar abundantemente o local atingido com água corrente, por aproximadamente 20 minutos, com água em temperatura ambiente. Nunca colocar água quente, gelada ou gelo em cima do local queimado. Em caso de queimaduras mais graves enrolar o local com pano limpo e seco e encaminhar para Unidade de Saúde mais próxima”, destaca. 

Há queimaduras de 1°, 2° e 3° grau. A queimadura de 1° grau é a mais dolorosa, pois atinge a pele superficialmente, em sua camada mais exposta. As de 2° grau são aquelas que formam bolhas na pele e são geralmente ocasionadas por água e vapores quentes. A de 3° grau não cria bolhas, mas queima toda a pele (derme e epiderme) e as terminações nervosas.

Aline ainda destaca que em casos de queimaduras em que o tecido fique aderido a pele é importante levar essa pessoa até uma unidade de saúde para retirar o tecido da pele. “Evitar o uso de creme dental, borra de café, manteiga, margarina no local da queimadura, são comuns entre a população, mas acabam piorando a lesão. Nunca furar as bolhas caso sejam formadas alguns dias depois, elas devem permanecer intactas e aguardar o tempo certo de rompimento das bolhas. Sempre é importante prevenir para que possamos curtir nossos festejos juninos com segurança e alegria”, conclui.

Atendimentos emergenciais 

Em Aracaju, os Hospitais Municipais Fernando Franco (zona Sul) e Nestor Piva (zona Norte), com exceção do atendimento a crianças, funcionam 24 horas recebendo e atendendo os casos menos graves de queimaduras.

As ocorrências mais graves são encaminhadas ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), onde o atendimento é feito na Unidade de Tratamento de Queimados (UQT), especializada para o atendimento a pacientes queimados, com profissionais de referências em diversas especialidades.

Nos casos de acidentes causados por queimaduras ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. 

Leia mais: Conheça a história do santo que deu origem às festas juninas

Compartilhe: