ESTUDE NA UNIT
MENU

Equipes da Unit dominam final do Desafio Unicamp 2023

Das três categorias da competição de modelagem de negócios da Unicamp, a Universidade Tiradentes ficou com todas: classificação geral, impacto socioambiental e voto popular.

às 15h25
Compartilhe:

Com um modelo de negócios voltado para o mercado de saúde, a equipe Nanounique venceu duas das três categorias do Desafio Unicamp 2023: geral e impacto socioambiental; e a equipe Vitananobio, formada só por mulheres, ficou com a categoria voto popular. Ambos os grupos representaram não somente Sergipe na 13ª edição da competição de modelagem de negócios da Unicamp, mas o Nordeste, por meio da Universidade Tiradentes (Unit). 

Como premiação, cada integrante da equipe NanoUnique receberá 6 mil reais, sendo 3 mil como prêmio da Categoria Geral, oferecido pelo Desafio Unicamp, e outros 3 mil reais da Categoria Maior Impacto Socioambiental, oferecido pela Fundação Educar. Além de assinatura no “Programa de Desenvolvimento” da FM2S, os finalistas ainda terão direito a pré-aceleração na Baita Aceleradora e a isenção na taxa de submissão dos projetos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Realizada no último dia 29, a etapa final encerrou a 13ª edição da competição de modelagem de negócios da Unicamp, organizado pela Inova. Pela avaliação da banca, as duas equipes da Unit foram contempladas nas três categorias do evento. 

O diretor associado da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), Renato Lopes, avalia o trabalho dos finalistas que participaram no último dia 29 da cerimônia de premiação do Desafio Unicamp 2023, organizado pela Inova. “Temos um ecossistema muito rico e benéfico e queremos que cada equipe saia dessa competição querendo empreender nessa jornada, seja na Incubadora da Unicamp ou em outra, para levar o conhecimento científico e tecnológico para a população”.

A parceria entre graduação e a pós-graduação stricto sensu é um ponto de destaque deste resultado. “Dessa forma, juntos constroem e propõem alternativas na área de empreendedorismo, por meio de startups, que passam por um processo rigoroso de avaliação e validação não só das práticas em si, mas também do resultado delas. Estarmos como Instituição particular concorrendo com várias outras e chegarmos em primeiro lugar nos traz um ganho muito grande para os alunos, instituição e professores no sentido de que nós queremos oferecer um produto de qualidade para a sociedade e que esse produto se materialize em alguns desses momentos de concorrência nacional. Também é importante estarmos galgando lugares de destaque dentro desses processos de validação social e econômica que esses movimentos nos trazem”, avalia o Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professor doutor Ronaldo Linhares.

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) da Unit, professor doutor Marcelo Mendonça, este pódio representa ‘dever cumprido’. “É um sentido de dever cumprido de fato; que aquilo que a gente está buscando transferir que é o conhecimento, informação e perfil do pesquisador para nossos alunos, têm impacto. Esse evento revelou muito a importância de trabalhar em equipe para todos alcançarem resultados positivos. A gente avalia que de fato aquilo que estamos fazendo está gerando resultado, profissionais de qualidade, pessoas capazes de alcançar bons resultados e isso nos traz uma satisfação muito grande”, pontua.

“Para nós do PBI é uma satisfação e orgulho muito grande. A gente busca e quer o sucesso de nossos alunos e os orientandos, e este resultado do Desafio Unicamp 2023 é um fruto do nosso trabalho que é a produção científica e tecnológica. Mas o nosso maior resultado é a qualificação dos nossos alunos. É a gente perceber que o aluno teve uma boa formação e trouxe para ele uma estrutura e preparo muito grande para que possa ingressar no mercado de trabalho e ser competitivo para alcançar resultados como esse do Desafio Unicamp, concorrendo com empresas de outros estados do país mas que os nossos alunos, bem formados que são, tiveram a chance de competir e sair vitoriosos

O coordenador do PBI da Unit detalha como o viés do empreendedorismo é estimulado no Programa. Para ele, o estímulo e a formação no empreendedorismo já se tornaram características dos alunos do PBI. “Por conta disso, nossos alunos têm duas disciplinas que dão foco para esta área de inovação e empreendedorismo. Quando o aluno entra no curso de mestrado ou doutorado, pela própria característica do curso, que busca que os trabalhos de pesquisa resultem em produtos inovadores, que possam ser transferidos para indústria, levando benefício para a sociedade de uma forma geral, estimula muito e motiva os alunos a participarem desses eventos onde estão testando e avaliando seus conhecimentos – e outros eventos que buscam se capacitar ainda mais, para futuramente serem futuros empreendedores autônomos. O PBI tem uma linha muito forte voltada para isso”, detalha.

No Desafio Unicamp 2023, um total de 195 pessoas se inscreveram em 47 equipes distribuídas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, sendo que 56% dos inscritos não tinham vínculo com a Unicamp.

Classificação Geral e Impacto Socioambiental

Nas categorias de Classificação Geral e Impacto Socioambiental do Desafio Unicamp 2023, a premiada foi a equipe NanoUnique, formada por estudantes das áreas das Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes (Unit) e mestrando em Biotecnologia Industrial da Unit.

A equipe modelou um negócio B2B (voltado para outras empresas) no setor biomédico e odontológico, focado no tratamento de feridas crônicas. A solução proposta, ChiCare, se baseia em uma tecnologia desenvolvida na Unicamp de bioativos oriundos de extratos vegetais da flora brasileira, para produção de uma membrana biodegradável com ação regenerativa.

Privilegiou, portanto, a sustentabilidade ambiental a partir do fomento de práticas agrícolas sustentáveis com o uso responsável de recursos naturais e a gestão adequada dos resíduos, com potencial de promoção da economia circular, tendo conquistado também a maior nota na categoria Impacto Socioambiental. 

“Estamos honrados e muito felizes, primeiramente, com a oportunidade que nos foi dada e depois com essa dupla premiação. Pegar uma tecnologia da Unicamp e transformar em um negócio viável foi um desafio muito grande ao longo desses últimos três meses, que nos gerou uma experiência maravilhosa”, diz o representante da equipe NanoUnique, Pedro Ellison Santos do Nascimento. “O sucesso nessas duas categorias foi o fator de nossa equipe se debruçar sobre a patente e entender o potencial do negócio, além das mentores que forem fundamentais para a nossa evolução”, completa.

Votação popular

Já na categoria Voto Popular, a equipe VitaNanoBio, formada por cinco mulheres da área das Ciências Biológicas, também da Universidade Tiradentes (Unit), ganhou na preferência de 29% do público em votação acirrada feita ao vivo entre os conectados no evento, via Zoom, ao final das apresentações dos picthes.

“Somos quatro mulheres empreendedoras e estamos muito agradecidas com a oportunidade. Foi um trabalho em conjunto de toda nossa equipe, nossos mentores e orientadores, que nos fizeram chegar até aqui”, conta emocionada a integrante da VitaNanoBio, Carine Serafim da Cunha Silva.

A equipe atuou na modelagem de um negócio para o mercado de limpeza, apresentando a solução do AdBio, um spray de rápida ação, livre de conservantes e aditivos, baseado em uma nanotecnologia desenvolvida na Unicamp. Por sua vez, utiliza uma substância do bagaço da laranja para produção do sanitizante, com capacidade antiviral.

Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp 2023 é realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp para estimular o empreendedorismo e a inovação científica e tecnológica a partir de tecnologias da Universidade. Em 13 anos, a competição já capacitou mais de 3.675 pessoas. 

O programa teve patrocínio da Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, ClarkeModet, Instituto Eldorado, Baita Aceleradora e 3M. E contou com apoio de  Campinas Tech, Fundação Fórum Campinas, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do ABC (UFABC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas,  Universidade de Barcelona, StartUB, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e Incamp.

Essa foi a 4ª edição em formato 100% online da competição desde sua criação em 2011. Durante a final do Desafio Unicamp 2023, também foi exibido um vídeo de Murilo Marques, co-fundador da FM2S, patrocinadora do Desafio Unicamp 2023. Marques foi participante da equipe vencedora da primeira edição da competição e reforçou a importância da competição em sua trajetória empreendedora. 

O evento da final do Desafio Unicamp foi moderado pela supervisora de comunicação da Inova, Kátia Kishi, e ainda contou com a palestra “Parceria entre Startup e ICT: aceleração tecnológica diminuindo o risco para o negócio”, de Vinícius Pagano, executivo de novos negócios do Instituto Eldorado, patrocinador do Desafio Unicamp 2023. 

Com informações do Inova Unicamp

*Matéria atualizada às 15h55

Leia mais: 

Alunos da graduação, mestrado e doutorado estão na final do Desafio Unicamp 2023

Compartilhe: