Fazer parte de uma Liga Acadêmica é uma excelente maneira para que o aluno interaja com seus colegas, aprendendo e compartilhando conhecimentos adquiridos em sala de aula. É durante os encontros realizados pelas Ligar que se aprofundam em temas de comum interesse para desenvolver novas habilidades. Esse é o caso da aluna do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), Ana Beliza, membro da Liga Acadêmica em Enfermagem: Ginecologia, Obstetrícia e Neonatal (LAEGON).
Sua grande motivação em fazer parte da Liga surgiu pelo seu interesse na especialização das áreas estudadas. “Por meio das ligas temos a oportunidade de fazer projetos de extensão, pesquisas, participar e organizar palestras sobre diversos temas relacionados com a Liga, além de fazer parcerias com outras. Todas essas dinâmicas ajudam no nosso desenvolvimento acadêmico dentro da Universidade e também contribuem para enriquecer o nosso currículo profissional”, destaca.
As Ligas acadêmicas desenvolvem um papel muito importante dentro da Instituição. “A LAEGON tem como objetivo ajudar os alunos a evoluir por meio do trabalho em equipe, aprimorando conhecimentos teóricos e práticos, permitindo o reconhecimento da enfermagem em campo de trabalho, auxiliando no desenvolvimento de pesquisa, desenvolvendo habilidades de gestão e liderança. É durante os encontros e atividades que encontramos a área que temos mais afinidade para futuramente realizar uma especialização para atuar seja ela saúde do idoso, obstetrícia, forense ou qualquer outra. As experiências nos dão oportunidade de escolher qual se encaixa melhor no nosso perfil”, comenta.
Todo esse aprendizado gera a produção de estudos acadêmicos importantes para a sociedade. “As Ligas propõem estudos científicos que são publicados e apresentados em mas esses simpósios, na Semana de Pesquisa e Extensão (Sempex), Congresso Nacional de Enfermagem (Conenf) entre outros. Esses trabalhos de pesquisa são muito importantes porque a gente estuda a fundo determinado tema para achar soluções práticas e aplicáveis na enfermagem. Muitos integrantes das Ligas se empenham nas pesquisas acadêmicas, outros ligantes contribuem com resumos e outros tem mais afinidade com a prática. O importante é que existe espaço para que todos possam desenvolver habilidades importantes para o exercício da enfermagem”, destaca.
Para a estudante de enfermagem, fazer parte de uma Liga Acadêmica tem sido muito produtivo. “Para mim como aluna participar da LAEGON influencia de forma positiva a minha jornada como estudante. É um trabalho que requer muita dedicação, investimento de tempo e uma grande procura por conhecimento. Então participar da Liga tem me influenciado de forma positiva. Consigo ter uma troca muito produtiva, fazer networking e aprendo a lidar e conviver com pessoas com pontos de vista diferentes dos meus. E isso é muito importante na construção do meu perfil profissional. Essas experiências vão fazer diferença quando entrar no mercado de trabalho. Os meus futuros contratantes irão ver as habilidades que adquiri durante a graduação e como irão contribuir para o exercício da Enfermagem”, afirma.
Leia mais: Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsas de Iniciação Científica