As ligas acadêmicas cada vez mais têm ganhado espaços nas universidades em todo o Brasil. Isso acontece porque são utilizadas como estratégias de ensino colaborativo e participativo, oferecendo aos integrantes uma oportunidade única para se aprofundarem em áreas específicas e desenvolver habilidades profissionais essenciais.
Na Universidade Tiradentes (Unit), as ligas acadêmicas são bem recebidas pelos estudantes. Gabriel Lucas é membro da Liga Acadêmica de Terapias Cognitivas Comportamentais (LATeCC), vinculada ao curso de Psicologia. Ele conta que fazer parte da Liga o tem incentivado a desenvolver habilidades para o exercício do ensino-aprendizagem, pesquisa e incentivos de práticas extensionistas.
“As ligas acadêmicas tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos em determinados assuntos pertencentes ao curso. O papel da LATeCC é desenvolver e aprofundar os conhecimentos acerca das terapias cognitivas e comportamentais através de atividades variadas que envolvem estudos e produção científica”, diz.
O foco das ligas é criar estratégias de aprendizado colaborativo e participativo. Elas funcionam como um complemento à formação acadêmica, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, liderança e trabalho em equipe.
“A Liga oferece uma oportunidade única de aprofundarmos conhecimentos dentro de áreas fundamentais de cada tema. No caso da LATeCC, focamos no desenvolvimento de um entendimento mais profundo em relação a terapias cognitivas e comportamentais. Seus fundamentos, casos clínicos, artigos científicos mais impactantes, conceitos chave e diálogos com outras áreas são alguns meios que utilizamos para nos aprofundarmos na área e contribuir para o status científico atual do tema”, destaca.
Gabriel Lucas explica que estudar terapias cognitivas comportamentais está entre as atividades realizadas na liga. “Elas possuem imenso impacto e contribuição para a psicologia clínica mundial. Através da forte associação com metodologia científica, esta linha tem gerado resultados altamente eficientes e confiáveis quando diz respeito à saúde psicológica. Para que possamos, não só manter, mas aumentar a contribuição da psicologia cognitiva e comportamental para a saúde da população, é vital que se domine diversas nuances desta linha. Através da LATeCC, os alunos entram em contato com o que há de mais moderno dentro da produção científica da psicologia cognitiva-comportamental”, comenta.
Os membros integrantes da LATeCC realizam encontros para desenvolver as atividades. “Existem encontros presenciais e virtuais, planejados de acordo com o objetivo de cada encontro. Um exemplo de encontro presencial são as aulas abertas, onde convidamos profissionais qualificados para apresentar temas importantes para os membros da liga e para os demais alunos interessados”, explica.
De acordo com o estudante, a programação da Liga possui diversos eventos. “A organização destes eventos é feita antes do início de cada período. Todos os membros se reúnem e definem quais pautas serão abordadas, a função de cada membro, bem como cada uma das pautas será abordada ao longo do semestre. O objetivo é produzir eventos educacionalmente enriquecedores para todos os envolvidos”, esclarece.
Gabriel ressalta que os estudos desenvolvidos acabam em publicações científicas. “Um dos objetivos da liga é que nossos membros desenvolvam diversas competências necessárias para a aplicação de terapias cognitivas comportamentais de forma satisfatória e com alto nível de sofisticação, de modo que impactem positivamente a saúde da nossa sociedade através da aplicação de conhecimentos eficientes e confiáveis. A produção de artigos científicos é uma das principais tarefas da Liga. Esta produção contribui para a atualização dos membros em relação ao que há de mais novo em cada subtema, bem como exercitar competências fundamentais para a produção científica”, revela.
Participar de uma liga acadêmica traz inúmeros benefícios para os estudantes. “As tarefas da liga, bem como o ambiente social que ela oferta, promove que os envolvidos desenvolvam competências que não seriam desenvolvidas em outras atividades e que a interação com colegas de interesses semelhantes sirva para que todos se ajudem, um contribuindo para o crescimento e atualização do outro. Participar da liga é essencial para quem quer ter uma prática de alto nível dentro da psicologia clínica”, afirma.
As ligas acadêmicas são organizadas pelos próprios estudantes, com apoio e orientação de professores e a coordenação do curso de Psicologia. São os estudantes que se organizam em torno de diversas atividades que buscam aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos.
“Eventualmente, são realizados processos seletivos de acordo com a necessidade da admissão de novos membros. O processo, normalmente, envolve uma prova de conhecimentos teóricos e uma entrevista. Sendo aprovado no processo, o estudante será bem-vindo como novo integrante da LATeCC. As datas e detalhes sobre o processo seletivo são sempre fornecidos no perfil da LATeCC no Instagram: @latecc.se”, finaliza.
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