Fornecer ferramentas e conhecimento para auxiliar ainda mais os professores em sala de aula. Este é o maior objetivo da Jornada Pedagógica 2023-2, que envolve todo o corpo docente das unidades do Grupo Tiradentes. O evento acadêmico começa sua programação para a Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e para os polos de Ensino à Distância (Unit EaD) na próxima quarta-feira, 19. Ele também acontece no Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e na Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), onde a primeira atividade começa nesta quinta, 13. Até 28 de julho, serão ministradas mais de 40 palestras, mentorias e oficinas, tanto presenciais como síncronas.
O tema deste ano é Conectando mentes e saberes: neurociência e aprendizagem significativa no ensino superior. Ele será tratado em uma palestra no dia 19, quarta-feira, às 18h30, pela professora Josiane de Freitas Tonelotto, superintendente acadêmica do Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo, e pesquisadora na área de Psicologia Cognitiva, com doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A palestra, que vai abrir a Jornada na Unit Sergipe, será presencial, no Bloco G do Campus Farolândia, em Aracaju, e terá transmissão para todos os polos e unidades do Grupo, através do YouTube.
O objetivo deste tema é discutir e explorar o funcionamento do cérebro humano, os aspectos socioemocionais e como eles influem no processo de aprendizagem do estudante. De acordo com a professora Ana Cláudia de Ataíde Mota, assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), muitos professores que atuam no ensino superior ainda não têm a vivência de aspectos relacionados a estratégias metodológicas de ensino, e precisam de mais insumos e estratégias para conduzir o aprendizado dos alunos com mais autonomia e mais preparo para agir em situações mais específicas.
“Hoje, a gente tem muitas questões voltadas para alunos neurodivergentes. Então, se eu tenho alunos com dislexia, como eu, enquanto professor, posso contribuir e atuar com esse estudante? E se eu tenho alunos com discalculia, com TEA, com TDAH… Queremos municiar o professor com estratégias que ele, enquanto técnico da área, ou engenheiro, ou advogado, não tem com essa visão mais pedagógica, cognitiva, de como acontece essa aprendizagem”.
Ainda segundo Ana Cláudia, a neurociência propõe-se a explicar como o nosso cérebro é estruturado, como se processa a aprendizagem e de que maneira esses processos se relacionam para que esse conhecimento aconteça, para que os professores mobilizem competências, habilidades e atitudes nos estudantes. “É como dirigir um carro: a gente precisa saber pra que serve uma marcha, pra que serve um freio… a partir do momento em que eu sei a responsabilidade de cada parte do cérebro voltada para a aprendizagem, isso de certa maneira facilita a minha ação como professor”, explica a assessora.
Outros temas
As oficinas e palestras da Jornada Pedagógica também abordarão temas como Planejamento Docente, Disciplinas Híbridas e a Aprendizagem Baseada em Projetos, metodologia de ensino que é a base para o desenvolvimento e implementação do Projeto Inova Tiradentes, que já começou a ser aplicado em seis cursos da Unit Sergipe e agora começará a funcionar na Unit Pernambuco.
A assessora pedagógica destaca que a Aprendizagem Baseada em Projetos é uma das várias metodologias ativas empregadas no processo de ensino-aprendizagem, e se propõe a trazer o aluno para uma realidade mais próxima da sua atuação profissional. “Esses projetos, em sua grande maioria, são desenvolvidos em grupo, e no mercado de trabalho a gente precisa saber se relacionar, interagir e produzir em equipe. É uma metodologia que dá identidade ao Projeto Inova, mas que pode ser adotada pelos professores em qualquer outra modelagem curricular”, diz Ana.
Outras atividades serão dedicadas à saúde mental de alunos e de professores, além de aspectos socioemocionais que também se apresentam no dia-a-dia das aulas. Os participantes da jornada também receberão noções de primeiros-socorros e serão orientados a agir em casos de alunos ou de colegas que precisem de assistência ou orientação psicológica, a exemplo de crises de pânico ou transtornos de ansiedade.
A professora Ana Cláudia ressalta que muitos temas a serem tratados nas palestras e oficinas da Jornada atendem a demandas apresentadas pelos próprios professores, ao elencar desafios e dificuldades que surgem durante o trabalho em sala de aula. “Estamos aqui para municiá-los, trazer estratégias e apoiá-los em sua prática pedagógica. Porque o professor é o gestor dentro da sala de aula, mas para que ele tenha essa autonomia enquanto gestor, ele precisa desses conhecimentos prévios”, afirma ela.
A Jornada Pedagógica é uma das principais atividades de integração, formação continuada e planejamento do corpo docente do Grupo Tiradentes. “É importante que os professores acompanhem todas as atividades da Jornada. Precisamos entender que o processo formativo é feito por etapas. Quem vier apenas na abertura vai ter uma visão superficial do assunto, não vai poder mergulhar de fato em tudo que vai ser oferecido e sair desse processo com mais autonomia”, conclui Cláudia.
A programação completa está no site especial da Jornada Pedagógica, assim como o código das turmas do Google Classroom e outras informações.
Asscom | Grupo Tiradentes