ESTUDE NA UNIT
MENU

Competências-chave dos profissionais de RH

Conheça as competências desenvolvidas no curso e saiba como os profissionais de Recursos Humanos são essenciais para o sucesso das organizações

às 14h41
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O sucesso de uma organização está intrinsecamente ligado à qualidade da gestão de seus recursos humanos. Os profissionais de Recursos Humanos (RH) desempenham um papel fundamental nesse processo, sendo responsáveis por diversas atividades que envolvem desde a atração e retenção de talentos até o desenvolvimento de um clima organizacional saudável e produtivo.

Uma formação em Gestão de Recursos Humanos oferece aos profissionais uma série de competências e habilidades necessárias para atuar nessa área. Entre as competências desenvolvidas no curso, destacam-se:

Gestão de talentos: O profissional de RH precisa ser capaz de identificar e atrair talentos alinhados com os objetivos da organização, além de desenvolver estratégias para reter e desenvolver esses colaboradores, garantindo a construção de equipes de alta performance.

Recrutamento e seleção: A seleção de candidatos é uma etapa crucial para a formação de uma equipe de sucesso. O profissional de RH deve saber elaborar perfis de cargos, conduzir processos seletivos eficientes, aplicar testes e entrevistas, além de verificar referências, de modo a identificar os candidatos mais adequados para as vagas disponíveis.

Desenvolvimento e treinamento: Investir no desenvolvimento dos colaboradores é fundamental para aumentar a produtividade e a motivação. Nesse sentido, o profissional de RH deve ser capaz de identificar as necessidades de treinamento, planejar e implementar programas de capacitação, bem como avaliar os resultados obtidos.

Gestão de clima organizacional: O clima organizacional impacta diretamente o desempenho e a satisfação dos colaboradores. O profissional de RH deve estar apto a avaliar o clima existente na organização, identificar possíveis problemas e propor ações para melhorá-lo, promovendo um ambiente de trabalho saudável e estimulante.

Gestão de benefícios e remuneração: O profissional de RH é responsável por desenvolver e administrar políticas de remuneração e benefícios que estejam alinhadas com a estratégia da empresa, levando em consideração aspectos como equidade interna e competitividade externa.

Curso de Recursos Humanos EAD na Unit

A Universidade Tiradentes (Unit) oferece o curso de Recursos Humanos na modalidade de Educação a Distância (EAD), adotando um formato híbrido que combina aulas presenciais com aulas online. 

Essa abordagem permite aos estudantes usufruírem da flexibilidade do ensino a distância, ao mesmo tempo em que têm a oportunidade de participar de encontros presenciais, proporcionando uma experiência mais completa e interativa. 

O curso abrange as competências fundamentais da área de RH, fornecendo aos alunos os conhecimentos teóricos e práticos necessários para se destacarem nesse campo em constante evolução. Através de uma combinação de conteúdo atualizado, metodologias inovadoras e interação com professores especializados, os estudantes do curso de Recursos Humanos da Unit têm a oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para se tornarem profissionais de RH altamente competentes e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Os estudantes terão acesso a disciplinas abrangentes que englobam temas como gestão de pessoas, relações trabalhistas, treinamento e desenvolvimento, entre outros. Através dessas disciplinas, os estudantes adquirirão conhecimentos essenciais para atuar de forma eficaz na área de RH, desenvolvendo habilidades de recrutamento, seleção, negociação, gestão de desempenho e construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Com informações do BlogdoRH

Leia também: A formação contínua do pedagogo: inovando a educação para o futuro

Compartilhe: