ESTUDE NA UNIT
MENU

Aplicativos de finanças pessoais: facilitando o controle e organização 

Dados alarmantes revelam o descontrole financeiro da população, impulsionando a busca por aplicativos que auxiliem na gestão pessoal

às 13h46
Célio Silva- professor tutor de Ciências Contábeis, especialista em gestão e planejamento tributário
Célio Silva- professor tutor de Ciências Contábeis, especialista em gestão e planejamento tributário
Compartilhe:

Nos dias atuais, o descontrole financeiro se tornou uma realidade preocupante para muitas pessoas. Dados recentes revelam que a falta de planejamento e o desconhecimento sobre gestão financeira têm impactado negativamente a vida de milhões de brasileiros. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2021, mais de 65% da população adulta do país não faz um controle efetivo de suas finanças.

Diante desse cenário, os aplicativos de finanças pessoais surgem como uma solução acessível e eficaz para auxiliar as pessoas a retomarem o controle sobre suas finanças e promoverem uma gestão mais saudável. O professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit) e especialista em gestão e planejamento tributário, Célio Silva explica como essas ferramentas podem ajudar no dia a dia financeiro.

Dentre os diversos aplicativos disponíveis, destacam-se cinco opções por sua funcionalidade e recursos:

1- Organizze: Disponível para iOS e Android, o Organizze é um aplicativo que permite o controle financeiro completo, além de ajustes e alertas de recebíveis. Sua interface prática e fácil de usar facilita a gestão das finanças pessoais.

“Focado na praticidade e no controle financeiro, o Organizze oferece uma experiência completa para auxiliar os usuários a organizarem suas finanças diárias”, destaca Célio Silva.

2- Mobills: Disponível para iOS e Android, o Mobills é um aplicativo que possibilita traçar metas financeiras e acompanhar a evolução por meio de gráficos. Além disso, oferece recursos como categorização de despesas e controle de orçamento.

“O Mobills é uma excelente opção para quem busca estabelecer metas financeiras claras e acompanhar sua evolução de forma visual”, afirma Célio Silva.

3- Minhas Economias: Disponível para iOS e Android, o Minhas Economias é um aplicativo gratuito que permite o controle do orçamento pessoal. Com ele, é possível registrar as receitas e despesas, gerando gráficos que mostram a evolução financeira ao longo do tempo.

“O Minhas Economias é uma ótima opção para quem busca controlar suas finanças de forma simples e eficiente, acompanhando a evolução financeira de maneira prática”, destaca Célio Silva.

4- Monefy: Disponível para iOS e Android, o Monefy é um dos melhores aplicativos para controle de finanças pessoais. Ele permite que o usuário registre diariamente seus gastos por categorias, apresentando gráficos interativos e relatórios personalizados.

“Com o Monefy, é possível manter um controle diário de gastos, identificando onde o dinheiro está sendo utilizado e auxiliando na tomada de decisões financeiras mais conscientes”, explica Célio Silva.

5- Orçamento Fácil: Disponível para iOS e Android, o Orçamento Fácil é um aplicativo que permite criar gastos por categorias e acompanhar o fluxo financeiro por meio de gráficos. Além disso, oferece a opção de enviar lembretes de obrigações que estão próximas do vencimento.

“O Orçamento Fácil é uma ferramenta prática e eficiente para auxiliar no controle das finanças pessoais, ajudando a manter o orçamento organizado e em dia”, destaca Célio Silva.

Célio ressalta a importância de utilizar aplicativos de finanças para reverter o cenário de descontrole financeiro enfrentado pela população. “Esses aplicativos oferecem recursos avançados que permitem um maior controle e organização das finanças pessoais. É fundamental que as pessoas tenham acesso a essas ferramentas para melhorar sua saúde financeira”, afirma o professor.

Ao adotar aplicativos de finanças pessoais, é importante destacar que eles não substituem o conhecimento e orientação oferecidos pelos profissionais de ciências contábeis. “Os aplicativos são ferramentas complementares, que auxiliam na organização e controle financeiro. Contar com o suporte de um profissional contábil ainda é fundamental para garantir uma gestão financeira eficiente”, elenca.

Leia também: O papel da tecnologia na pedagogia moderna e sua aplicação no EAD

Compartilhe: