Atualmente muitos profissionais decidem fazer uma segunda graduação, isso acontece por diversos fatores. Alguns desejam se reinventar, outros trilhar novos caminhos ou realizar sonhos antigos. Foi assim com Nicole Pereira. Apesar de ser formada em Direito e pós-graduada em Direito Médico e Bioética, ela decidiu seguir seu coração e iniciar em uma nova graduação cursando Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit).
Ao escolher estudar na Unit, Nicole levou em consideração a estrutura organizacional e a conveniência de ter sua irmã estudando no mesmo local. “Minha irmã também está se formando em Direito. Quando resolvi voltar a estudar analisei diversos fatores, entre eles a locomoção e a segurança. Como já tenho minha irmã estudando na Unit, voltamos juntas para casa de ônibus”, conta
Ela conta que sempre teve interesse pela área da saúde. “Na verdade pretendia cursar Medicina, mas por questões financeiras não tive como seguir por esse caminho. Mas essa situação me motivou a buscar uma carreira na Biomedicina. Descobriu no curso diversos segmentos para atuar. Achei que seria uma área interessante para ingressar pois sempre gostei do trabalho científico. Acredito que na Unit terei mais oportunidades de explorar o meu lado de pesquisadora”, afirma.
Atualmente, Nicole está estagiando no Laboratório de Anatomia Patológica Dra. Mônica de Araújo (LAMPA), onde tem a oportunidade de trabalhar com histotécnica, citologia oncótica, analisando tecidos e lesões, entre outras atividades relacionadas à patologia. “Escolhi me aprofundar nessas áreas porque tem muita pesquisa. E é nisso que quero me aprofundar. Além disso, planejo unir seus conhecimentos em Direito e Biomedicina, explorando possibilidades como a área pericial”, comenta.
Durante a graduação os estudantes têm diversas oportunidades de aprofundar seus conhecimentos. Foi assim com Nicole. Com o apoio de sua orientadora acadêmica, ela conseguiu seu primeiro estágio. “Através das experiências extracurriculares, como a diretoria-geral da atlética Biospartan e a presidência da liga acadêmica de genética, desenvolvi habilidades de liderança. Aprendi a não passar dos limites e entender como me comportar na posição que assumo. As atividades da Liga e do estágio me ajudam a desenvolver capacidades de trabalho em equipe. Creio que é um diferencial para o meu futuro profissional”, ressalta.
Com uma postura pragmática em relação ao futuro, Nicole busca construir um caminho que lhe proporcione estabilidade profissional. “Acredito que quando estamos bem no trabalho conseguimos alcançar metas pessoais e profissionais. Evito criar metas inatingíveis, mantenho os pés no chão e a mente focada nos meus planos futuros. Meu compromisso com a Biomedicina, aliado à minha dedicação e paixão pela área da saúde tem sido a força que move e impulsiona minha jornada acadêmica. Estudar na Unit tem me permitido explorar um novo universo que não iria ter conhecido se não tivesse se aventurado nessa nova carreira”, pontua.
*Por Quesia Cerqueira e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)
Leia mais: Yann Gabriel conta sua experiência durante o curso de Fisioterapia