ESTUDE NA UNIT
MENU

Petróleo, Gás e Energia norteiam temática de Workshop

Workshop apresentou potencial técnico e laboratorial existente em Sergipe por meio do ITP, Unit e TIC, todos vinculados ao Grupo Tiradentes.

às 18h58
Compartilhe:

Sergipe tem se destacado no cenário nacional por seu potencial energético. Neste sentido, atores do segmento de Petróleo, Gás e Energia se reuniram em torno do Workshop Energia: Ciência e Tecnologia em Sergipe 2023 neste dia 15, no campus Farolândia. Organizado em parceria com o Sergipe Oil&Gas, marcou uma forte cooperação entre a Universidade Tiradentes (Unit), Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e o Tiradentes Innovation Center (TIC), trazendo à tona discussões fundamentais para o desenvolvimento desses setores em Sergipe e no Nordeste. 

Na ocasião, atores do segmento de Petróleo, Gás e Energia se reuniram em torno do assunto. Dentre eles, a diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Symone Araújo. “Fiquei particularmente impressionada de forma positiva com os projetos que encontrei aqui, com a quantidade de alunos envolvidos em pesquisas e com a dedicação dos professores em efetivamente entregarem tecnologia e inovação para a sociedade. Como diretora da ANP, é especialmente significativo ver a cláusula de pesquisa e desenvolvimento sendo aplicada de maneira concreta, produzindo novas capacidades, conhecimento e soluções para a indústria”, revela.

O coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tiradentes (Unit), professor Marcos Wandir Nery, acredita na unificação de forças das instituições para atender às demandas locais e nacionais: “Hoje, estamos unindo nossas forças entre Unit, ITP e Tiradentes Innovation Center com o propósito de construir um modelo que atenda às demandas do nosso estado, região e país. A energia, que é o que move o mundo, é um dos temas que une essas três instituições inseridas no âmbito da Universidade Tiradentes”.

Para o diretor-presidente do ITP, Paulo do Eirado, o evento estreita laços entre o ITP e o segmento. “É uma oportunidade ímpar para apresentar nossos trabalhos e nossa capacidade de oferecer suporte a esse trabalho no País. Contamos com laboratórios de ponta e espaços com pesquisadores renomados, capazes de oferecer suporte a todo o desenvolvimento em nosso estado. Entendemos que o petróleo e o gás são vetores de crescimento apontados pelo governo em todas as esferas, e não poderíamos ficar de fora”, acredita.

Já o coordenador do Tiradentes Innovation Center, Marcelo Dósea, reforça que o caminho é realmente envolver a sociedade e as empresas no ambiente universitário, especialmente nas áreas de petróleo, gás e energia. “É crucial trazer a sociedade e as empresas para dentro do ambiente universitário, especialmente na área vital do petróleo, gás e energia. Aqui, temos cursos de Engenharia que oferecem apoio por meio da graduação e pós-graduação. O ITP também mostra suas pesquisas e laboratórios, e o Tiradentes Innovation Center trabalha na área de inovação”, aponta.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, destaca como primordial a parceria entre a Sedetec e o ITP, por juntos poderem enaltecer a área da ciência e da tecnologia. “Sergipe só tem a ganhar com ações como essas, que promovem discussões valorosas para o crescimento do Estado”, elogia.

Workshop

O evento é uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e o Sergipe Oil & Gas, que acontece nesta quarta e quinta, 16 e 17. O workshop teve como objetivo principal levar a comunidade ligada à área de energia, petróleo e gás em Sergipe a conhecer o suporte técnico, tecnológico e científico disponível a partir da instituição de ensino superior.

Com informações da Asscom ITP e Asscom Sedetec

Leia mais: Inovação, pesquisa e parcerias fazem parte do DNA do Grupo Tiradentes

Compartilhe: