ESTUDE NA UNIT
MENU

Cerimônia da Lâmpada dá início ao semestre letivo do curso de Enfermagem

Veteranos dão as boas-vindas a calouros por meio de um ato tradicional do curso de Enfermagem: a ‘passagem da chama’ da lamparina, representando ato do Século XIX.

às 16h03
Compartilhe:

O momento de retorno às atividades acadêmicas se torna ainda mais especial para os estudantes do curso de Enfermagem que atribuem esse momento a um ritual importante para a futura profissão: a Cerimônia da Lâmpada. 

“Tradicional do curso de Enfermagem, aqui na Universidade Tiradentes (Unit) fazemos o evento da Cerimônia da Lâmpada semestralmente porque é importante que todo aluno ingressante viva esse marco dentro de sua trajetória, não apenas para que se sinta acolhido no curso, mas para entender a essência do ‘ser enfermeiro’, para além do cuidado que é o objeto de estudo da Enfermagem”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Geisa Lima.

Na Cerimônia, o aluno veterano vai com uma lamparina com a luz acesa e a entrega, representando a chama do saber, do cuidado e do conhecimento para o aluno calouro passar a fazer parte da Enfermagem. “Lá no Século XIX, Florence Nightingale, uma das precursoras da área, cuidava de feridos na Guerra da Crimeia. No momento em que organizava esse cuidado, organizando os leitos, tratando de fato dos doentes, também se preocupava com a iluminação e ventilação do ambiente. Assim, começou com as primeiras medidas de higiene”, explica a professora.

Onde há luz, há cuidado. “Na luz, dá para ver o que está sujo. E assim o aluno compreende a essência da trajetória da Enfermagem que, como definiu Florence Nightingale: ‘é a arte de cuidar’. Do Século XIX para cá, houve avanços da ciência e tecnológicos, fazendo com que a profissão crescesse tanto que já não é mais somente ‘a arte’, e sim a ciência do cuidar”, finaliza Geisa Lima.

A aluna do 2º período, Cecília Panta, foi a representante dos futuros enfermeiros no ato da entrega ‘da chama’ da Enfermagem. “Fiquei emocionada! A Enfermagem, para mim, representa o dever de cuidar e educar o ser humano. Desde pequena sempre quis a área da saúde. Antes eu achava que a Enfermagem não era tão esplêndida e hoje tenho um pensamento muito diferente. Estou gostando muito do curso porque a Unit tem bons professores, boa estrutura, tem uma boa acessibilidade para mim que tenho baixa visão e está tudo dando bem certo, já fiz algumas aplicações”, comenta.

Já a comerciante Cirleide Dias é mãe da aluna do 2º período, Ivaniely Batista, e fez questão de comparecer à Cerimônia da Lâmpada. “Sei nem explicar o que estou sentindo de tão emocionada que eu estou vendo a minha filha trilhar carreira na Enfermagem. É muito gratificante por que ela adora a área de Enfermagem, sempre foi isso que ela quis”, revela.

Ontem, 16, além de os veteranos passarem a “chama” do conhecimento para os calouros, todos tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra “Você é o condutor de sua história”, ministrada pela professora doutora Edna Aragão. 

“Falamos sobre desafios da vida de adulto, afinal, a maioria [dos estudantes] está chegando na maioridade agora que entraram na universidade; e sobre a importância de chegar na zona de aprendizagem para lidar com desafios e problemas para alcançarem a zona de crescimento. A gente nunca para de aprender, de ajustar e adaptar às mudanças, por isso precisamos lidar com as emoções e com as dificuldades para crescermos. Esse desafio pessoal vai estar contido na vida de adulto e na universidade em si, a cada conteúdo abordado. Estar apto, acessível e com boa vontade é essencial”, comenta a professora Edna.

Leia mais: Ciclo de Conhecimentos em Enfermagem envolve cerca de 85 alunos

Compartilhe: