ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente recebe Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia 

A Dra. Patrícia Severino recebeu a homenagem durante as celebrações do centenário do Instituto de Tecnologia e Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS)

às 19h54
Doutora Patrícia Severina recebe horaria do Governador Fábio Mitidieri e do diretor do ITPS, Kaká Andrade
Doutora Patrícia Severina recebe horaria do Governador Fábio Mitidieri e do diretor do ITPS, Kaká Andrade
O pró-reitor Ronaldo Linhares, doutora Patrícia Severino e o diretor-presidente do ITP, Paulo Eirado
Alunos prestigiam a professora Patrícia Severino durante evento
Diretor-presidente do ITP, Paulo Eirado, doutora Patrícia Severino e o coordenador da pós-graduação Strictuo Sensu, Marcos Wandir
Compartilhe:

A professora e pesquisadora Dra. Patrícia Severino, recebeu a Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia ‘Professor Antônio Tavares de Bragança’, em reconhecimento ao apoio para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado. Essa é a mais alta homenagem ofertada pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Patrícia conta que receber o prêmio foi uma imensa alegria receber esse reconhecimento e ter a oportunidade de representar a ciência e a tecnologia no contexto dos 100 anos do ITPS. “Ao receber o convite, uma série de lembranças invadiu minha mente. Desde o dia em que participei de uma entrevista na Unit, passaram nove anos. Durante esse período, trilhei um caminho que me permitiu construir uma carreira sólida, reconhecida tanto nacional quanto internacionalmente”, destaca. 

Para a pesquisadora, receber a honraria é o resultado da sua dedicação no incentivo à ciência e tecnologia. “O ponto mais significativo para mim foi a capacidade de impactar e transformar vidas. É importante ressaltar que essa jornada não foi percorrida sozinha. Ela foi moldada e impulsionada por diversas pessoas como estudantes da graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, gestores e familiares. A união foi fundamental para que eu alcançasse esses resultados e para que a trajetória percorrida ganhasse sentido e relevância”, declara.

“Essa conquista representa a validação do meu comprometimento com um trabalho sério e de alta qualidade. Além disso, ela reforça a convicção de que estou trilhando o caminho correto em direção a contribuições significativas nos âmbitos científico, tecnológico e de desenvolvimento de recursos humanos para o estado de Sergipe”, completa.

A docente ainda ressalta a contribuição da Unit na sua trajetória de sucesso. “O incentivo da Unit foi fundamental para alcançar este reconhecimento. Inicialmente, ao me conceder a oportunidade do meu primeiro emprego como docente e pesquisadora, demonstrou confiança em meu trabalho. Desde então, tenho integrado o corpo docente do curso de graduação em Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial. A Unit me proporcionou diversas oportunidades que foram cruciais para minha trajetória. Tive a honra de participar de congressos e eventos tanto no âmbito nacional quanto internacional”, frisa. 

Patrícia dá um destaque especial para a experiência enriquecedora que teve no programa de professor visitante em renomadas instituições, como a Universidade de Harvard, o MIT e o Tiradentes Institute. “Também participei do Programa Top Espanha e do Programa de Professor Visitante da Fundação Carolina, entre outras notáveis oportunidades. Todas essas experiências têm desempenhado um papel significativo na moldagem da minha carreira, assim como na orientação e capacitação dos meus estudantes para o mercado de trabalho, tanto em âmbito nacional quanto internacional”, acrescenta. 

A pesquisadora acredita que este reconhecimento impacta na ciência sergipana bem como no incentivo da participação de mulheres na ciência.

“Como mulher, sinto que esta conquista quebra barreiras e amplia a visibilidade das contribuições femininas. Receber esta medalha em uma ocasião tão relevante para o estado destaca-se como um marco. As estatísticas revelam que posições de destaque são mais comumente ocupadas por homens. No entanto, ao ser reconhecida desta forma, estou confiante de que estou contribuindo para a mudança desse cenário. Meu objetivo é persistir nessa trajetória, continuando a adquirir conhecimento e compartilhando-o com as próximas gerações. Quero inspirar e capacitar os jovens a lutarem por seus sonhos, enfrentando quaisquer obstáculos que possam surgir no caminho”, pontua.

O coordenador do Programa em Biotecnologia Industrial (PBI), Prof Marcelo Mendonça, explica que os critérios das indicações para o processo de escolha para o recebimento da medalha foram conduzidos pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS).

“Os critérios dos nomes sugeridos à concessão da medalha devem atender ao grau de contribuição no campo científico, educacional, cultural e/ou político para o fortalecimento do sistema de ciência, tecnologia e inovação, bem como o Quantum de serviços relevantes que resultaram em benefícios reais e notórios para o prestígio, a eficiência ou o aperfeiçoamento do sistema de ciência, tecnologia e inovação no Estado de Sergipe”, explica.

Para ele, é um momento especial ter uma docente prestigiada com uma grande honraria. “Esta homenagem foi oferecida a pessoas, instituições e/ou empresas que tenham se destacado pela atuação em prol do fortalecimento do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Sergipe. Esta homenagem é motivo de muito orgulho para nossa Unit e, em especial ao PBI”, afirma. 

Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia

Criada em 2019 pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS, a Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia ‘Professor Antônio Tavares de Bragança’ destina-se a condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, que tenham contribuído e se destacado pela atuação em prol do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado de Sergipe. Os indicados podem ser cientistas, políticos, professores, instituições, enfim, pessoas e entidades que ganharam destaque no campo do conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico.

A medalha leva o nome do químico e pesquisador, Antônio Tavares de Bragança. Natural do município sergipano de Laranjeiras, Dr. Bragança foi um dos principais cientistas no Brasil e dirigiu o ITPS durante 36 anos, onde desenvolveu um trabalho sem precedentes que o coloca entre os maiores sergipanos de toda a nossa história, com sua contribuição como pesquisador consciente, cientista de projeção nacional, cidadão sério e devotado ao trabalho. Por este motivo o ITPS apresentou o nome do cientista, para intitular a Medalha do Mérito Científico e Tecnológico como merecedor de uma justa homenagem em face da importância inconteste das suas obras para o desenvolvimento científico-tecnológico, educacional, político e cultural do Estado de Sergipe.

*Com informações do ITPS

Leia mais: Conheça uma das pesquisadoras mais influentes do mundo

Compartilhe: