ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisador compartilha experiência que teve na Universidade de Houston (EUA)

Durante 10 meses, Elvio Barreto de Melo Filho, se aprofundou na sua pesquisa sobre a investigação do impacto de ácidos orgânicos e agentes quelantes na dissolução de carbonato de cálcio em microcanais

às 14h54
Elvio Barreto de Melo Filho durante temporada nos Estados Unidos
Elvio Barreto de Melo Filho durante temporada nos Estados Unidos
Elvio Barreto de Melo Filho durante temporada nos Estados Unidos
Compartilhe:

Formado no curso de Engenharia de Petróleo pela Universidade Tiradentes (Unit), o doutorando do Programa em Engenharia de Processos (PEP), Elvio Barreto de Melo Filho, durante 10 meses, deu continuidade a sua pesquisa sobre a investigação do impacto de ácidos orgânicos e agentes quelantes na dissolução de carbonato de cálcio em microcanais no Departamento de Engenharia Química e Biomolecular, na Universidade de Houston, nos Estados Unidos.

“Desde a minha graduação, o interesse pela pesquisa sempre me motivou. Por essa razão, já no segundo ano do curso de Engenharia de Petróleo ingressei na Iniciação Científica (IC) no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Foi nesse contexto que descobri minha paixão por realizar experimentos e aprofundar-me nos tópicos relacionados ao meu campo de pesquisa”, relembra.

Para ele, essa experiência intensificou o seu desejo de prosseguir na trajetória de cientista, o motivando a fazer Mestrado e, posteriormente, doutorado. “Ao longo do tempo, consegui não apenas ampliar meus conhecimentos, mas também compartilhar minhas descobertas com a comunidade acadêmica. Recentemente, essa dedicação foi reconhecida pela Petrobras, que contemplou a mim e ao meu grupo com o Prêmio Inventor Petrobras 2023, devido ao desenvolvimento de uma patente com o método para monitoramento da precipitação de sais inorgânicos em sistemas aquosos”, comenta.

O grupo integrado por 10 pesquisadores da Universidade Tiradentes e funcionários da Petrobras desenvolveram a patente que será bastante útil no transporte do petróleo. “Essa patente serve para a aplicação de analisadores de processo auxilia na compreensão da formação e crescimento de partículas de sais inorgânicos oriundas da água produzida (rica em carbonatos e sulfatos), que podem precipitar em diferentes estágios em instalações de produção e transporte de petróleo”, destaca.

De acordo com Elvio, sua experiência com o doutorado sanduíche se iniciou muito antes dele chegar ao país estrangeiro. “O primeiro passo foi identificar grupos que poderiam contribuir para o enriquecimento da minha pesquisa, além de permitir que eu compartilhasse um pouco da minha cultura e das minhas experiências. Após vários dias de pesquisa, encontrei a Professora Jacinta Conrad, docente da Universidade de Houston, que prontamente se mostrou interessada em estabelecer uma parceria e conduzir uma pesquisa conjunta”, explica.

A escolha pela Universidade de Houston aconteceu porque o pesquisador considera a instituição referência. “Como sou em Engenharia de Petróleo, os Estados Unidos, especialmente o estado do Texas, onde estive, são referências para minha área. Naturalmente, as universidades da região demonstravam uma maior afinidade com a pesquisa que eu desenvolvo aqui. Além disso, minha orientadora estrangeira estava bem equipada e possuía vasta experiência em trabalhar com chips microfluídico, uma técnica na qual eu tinha grande interesse em aprender e expandir meus conhecimentos. A escolha da Universidade de Houston se deu também pelo fato de que ela oferece uma estrutura sólida e uma cultura acolhedora para receber alunos estrangeiros”, destaca.

Por ser uma das instituições mais renomadas do mundo e atrair candidatos altamente qualificados, a Universidade de Houston foi a escolhida para que o pesquisador aprimorasse o seu estudo. “Sempre estive aberto a escolher qualquer país para a minha experiência de doutorado sanduíche, sem ter preferências específicas. No entanto, devido à relevância dos Estados Unidos na minha área de atuação, acabou naturalmente convergindo para esse destino, pois o país sempre foi uma referência significativa para a minha área de estudo. O que me motivou a fazer esse intercâmbio foi a vontade de conhecer outro país e viver uma cultura nova”, ressalta. 

Elvio enfatiza que a Unit foi uma grande incentivadora para que ele ampliasse seus conhecimentos pessoais e acadêmicos. “A Unit apresenta um corpo docente altamente competente e engajado no progresso dos alunos. Especialmente os professores do PEP, com quem tive um contato mais próximo. Eles foram essenciais para o meu desenvolvimento profissional. Além disso, faço parte dos grupos de pesquisa Laboratório de Prevenção e Controle de Incrustação (LPCI) e o Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC), que desempenharam um papel fundamental no meu crescimento acadêmico”, afirma.

Com data marcada para defender o doutorado, Elvio pretende dar continuidade à sua pesquisa. “Atualmente estou finalizando meu doutorado. Após a minha defesa, estou me dirigindo para a Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde irei iniciar uma nova etapa como pesquisador”, comenta.

Leia mais: Egresso Unit é selecionado para Universidade de Ohio, nos Estados Unidos

Compartilhe: