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Método Cornell: uma abordagem eficiente para anotações e aprendizado

Conheça todas as funcionalidades desse método e entenda como ele pode ser aplicado no contexto do ensino a distância

às 17h13
Ana Cláudia Mota- Professora da Universidade Tiradentes (Unit)
Ana Cláudia Mota- Professora da Universidade Tiradentes (Unit)
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Seja durante aulas expositivas, palestras, leituras, ou até mesmo no Ensino a Distância (EAD), tomar notas é uma parte essencial do processo de aprendizado. Mas como tornar essas anotações mais eficazes e, ao mesmo tempo, melhorar a compreensão e retenção de informações? É aqui que entra o Método Cornell, uma estratégia de organização de anotações desenvolvida para otimizar o aprendizado e a revisão.

Segundo a professora da Universidade Tiradentes (Unit), Ana Cláudia Mota, o Método Cornell baseia-se em uma estrutura simples, mas altamente eficaz, dividida em três seções cruciais: a seção de anotações, a seção de perguntas e a seção de resumo.

“A estrutura básica do Método Cornell é uma ferramenta poderosa para alunos que desejam aprimorar suas habilidades de anotação e maximizar o aprendizado. A seção de anotações é onde você captura informações relevantes durante uma aula ou leitura. É aconselhável usar suas próprias palavras e abreviações para agilizar o processo”, explica.

A seção de perguntas, posicionada abaixo das anotações, desempenha um papel crucial. “Ao formular perguntas relacionadas ao conteúdo, você está estimulando o pensamento crítico e a conexão entre conceitos. Essas perguntas podem ser usadas posteriormente como guias de estudo, direcionando sua revisão”, explica Mota.

Já a seção de resumo, localizada no topo da página, oferece um panorama claro do material estudado. “Resumir o conteúdo com suas próprias palavras ajuda a consolidar o entendimento e a destacar os pontos-chave”, acrescenta. 

Aprendizado ativo e revisão estratégica

A verdadeira magia do Método Cornell é revelada durante a fase de revisão. “Ao responder às perguntas formuladas na seção de perguntas sem consultar as anotações completas, você está praticando a recuperação de informações. Isso fortalece a memória de longo prazo e melhora a retenção do conteúdo”, diz Mota.

Ela também destaca que a estrutura organizada economiza tempo durante a revisão. “A seção de resumo permite identificar os pontos mais importantes sem revisar todas as anotações. Isso é inestimável ao preparar-se para exames ou resumir conceitos-chave”, pontua.

Ainda que o Método Cornell ofereça uma estrutura sólida, Mota incentiva a personalização. “Você pode ajustar as seções de acordo com suas preferências e adicionar elementos visuais para maior clareza. A prática constante do Método Cornell aprimora sua eficácia ao longo do tempo”, diz ela.

Construindo uma base duradoura

Além de melhorar a organização, o Método Cornell tem benefícios profundos, segundo a professora Ana Cláudia, como: 

Ativação da recuperação: Ao criar perguntas na coluna da esquerda e tentar respondê-las durante a revisão, é ativado o processo de recuperação. “Isso fortalece a memória de longo prazo, pois o esforço para lembrar informações ajuda a consolidá-las em sua mente”, pontua.

Engajamento ativo: O Método Cornell promove um engajamento mais ativo durante a anotação e a revisão. “Você não está apenas passivamente relendo suas notas, mas está interagindo com o material, elaborando perguntas, formulando resumos e testando seu entendimento”, ressalta.

Identificação de conceitos-chave: O processo de resumir o material na seção de resumo ajuda a identificar os conceitos-chave e as informações mais relevantes. “Isso é especialmente útil ao revisar para exames, pois você pode se concentrar nos pontos mais importantes”, orienta Ana Cláudia.

Foco e clareza: A estrutura do Método Cornell ajuda a manter as anotações mais organizadas e focadas. “Isso facilita a localização rápida de informações durante a revisão, economizando tempo e esforço”, reitera.

Pensamento crítico e conexões: A formulação de perguntas críticas na coluna da esquerda incentiva o pensamento profundo e a conexão entre os conceitos. “Isso melhora a compreensão e ajuda a desenvolver uma abordagem mais analítica para o material”, destaca a professora.

Revisão eficiente: Durante a revisão pré-exame, as perguntas formuladas atuam como um guia para o que deve saber e entender sobre o tópico. “Isso evita revisar informações irrelevantes e ajuda a direcionar seu estudo”, elenca Ana Cláudia.

Personalização e memorização: A criação das próprias perguntas e resumos envolve o processamento ativo e a personalização do material. “Isso aumenta a probabilidade de memorização em comparação com a simples leitura passiva”, infere.

Preparação para a vida profissional: As habilidades de organização, pensamento crítico e síntese desenvolvidas através do Método Cornell são transferíveis para situações da vida profissional, onde a organização e a compreensão eficaz são essenciais.

Método Cornell no EAD: potencializando o aprendizado 

O Método Cornell não é apenas uma ferramenta valiosa nas salas de aula tradicionais, mas também se revela como um aliado poderoso no contexto do EAD. Com a crescente adoção dessa modalidade de aprendizado, a estrutura organizada do Método Cornell pode oferecer uma abordagem estratégica para os estudantes que buscam maximizar sua compreensão e retenção de informações remotamente.

“Ao participar de aulas virtuais ou interagir com materiais de estudo online, os alunos podem aplicar a estrutura de anotações, perguntas e resumo do Método Cornell em seus dispositivos eletrônicos ou mesmo em papel. O Método Cornell pode ser especialmente útil no EAD, onde os alunos precisam gerenciar sua própria aprendizagem de forma mais autônoma”, destaca.

Durante as aulas virtuais, os alunos podem tomar notas na seção de anotações enquanto assistem à aula online ou exploram o conteúdo digital. A seção de perguntas pode ser preenchida com questões que surgem durante a apresentação ou que eles desejam explorar posteriormente. A seção de resumo, por sua vez, ajuda a consolidar o conhecimento adquirido.

“No EAD, a estrutura do Método Cornell auxilia na organização e na identificação dos pontos-chave dos materiais de estudo. Além disso, as perguntas formuladas incentivam a interação com o conteúdo, promovendo uma aprendizagem mais profunda”, reforça.

Em um cenário onde a autonomia e a autodisciplina são essenciais para o sucesso no EAD, o Método Cornell se destaca como uma ferramenta prática para ajudar os alunos a assumir o controle de seu próprio aprendizado. Sua estrutura intuitiva incentiva a reflexão, a análise crítica e a revisão estratégica, tornando-se uma valiosa estratégia para enfrentar os desafios do ensino a distância com confiança e eficácia.

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