ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante compartilha experiência adquirida na Residência Médica 

A aluna Giovanna Freitas Munaretto conta a sua experiência no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, onde pode observar o trabalho realizado em pacientes de cirurgia digestiva

às 14h09
Giovanna Freitas Munaretto durante internato no HAOC
Giovanna Freitas Munaretto durante internato no HAOC
Giovanna Freitas Munaretto durante internato no HAOC
Compartilhe:

O internato médico é uma etapa muito importante para a formação médica. É nele que os estudantes de Medicina e os médicos recém-formados têm a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos e como é a rotina prática dos profissionais.

Para a estudante do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Giovanna Freitas Munaretto, o Internato Médico foi uma experiência única e enriquecedora. Durante o mês que acompanhou as atividades realizadas no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em São Paulo, ela teve a oportunidade de aprender técnicas novas e aprender com profissionais experientes. 

“Me candidatei ao programa pois se tratava de uma oportunidade única, na qual eu poderia observar e aprender ainda na graduação a diferença da prática da medicina sergipana para com um dos lugares mais modernos no Brasil. Como já conhecia o HAOC e o que o hospital poderia me oferecer, assim como os recursos necessários e inovadores, entrei de cabeça nessa experiência”, comenta. 

O internato é uma prévia da vida profissional e da convivência diária com os colegas. Nele, os estudantes têm a sua disposição todas as ferramentas necessárias para aprender novas técnicas, tudo sob supervisão dos preceptores. 

“O estágio no HAOC é apenas observacional, mas mesmo assim o aprendizado foi enorme por poder vivenciar de perto a tecnologia e estrutura que o hospital oferece. Lá eu acompanhei a cirurgia digestiva. Passava o dia em cirurgias ou visita aos pacientes internados pré/pós operação. Passei um mês lá. Fui em julho e voltei no início de agosto”, diz.

A estudante conta que durante o internato conheceu profissionais incríveis e aprendeu a importância da atualização constante e aprofundamento de tratamentos e doenças através de artigos e guidelines. A partir dessa experiência pude fazer contato e amizade com profissionais que me acolheram e ensinaram muito, os quais pretendo levar para minha carreira. Meu próximo passo agora é me formar no meio do ano que vem e estudar para retornar para São Paulo como médica residente em Cirurgia Geral”, afirma.

Leia mais: Estudante comenta sobre experiência adquirida na Residência Médica 

Compartilhe: