ESTUDE NA UNIT
MENU

Professora da Unit fala sobre acessibilidade no “Fórum Diálogos Urbanos”

Dora Diniz, do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi uma das convidadas para debater sobre Acessibilidade e Obras Públicas, em evento promovido pela Prefeitura de Aracaju

às 19h32
A professora Dora Diniz falou no Fórum Diálogos Urbanos sobre “O papel da universidade na formação profissional quanto à acessibilidade” (fotos Marcelle Cristinne/PMA)
A professora Dora Diniz falou no Fórum Diálogos Urbanos sobre “O papel da universidade na formação profissional quanto à acessibilidade” (fotos Marcelle Cristinne/PMA)
Compartilhe:

A professora Dora Neuza Leal Diniz, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), foi uma das palestrantes convidadas da primeira edição do Fórum Diálogos Urbanos, promovido nesta terça-feira, 29, pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). 

O evento prevê uma série de encontros e debates, com o objetivo de discutir desafios, necessidades, caminhos e soluções para administrar o crescimento da cidade, a partir de pautas como inclusão, acessibilidade e um melhor aproveitamento dos espaços urbanos. O primeiro tema abordado pelo Fórum foi “Acessibilidade e Obras Públicas”, que discutiu a aplicação das regras e padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência em praças, avenidas, prédios públicos, parques e outros locais do município. 

Dora Diniz falou no evento sobre “O papel da universidade na formação profissional quanto à acessibilidade”. Ela destacou que o tema da acessibilidade é abordado através de vários conteúdos do curso, o que inclui as normas federais previstas em lei para garantir a acessibilidade em vias, locais e prédios públicos. 

“Na área acadêmica, nós estudamos a norma. No conteúdo das disciplinas, nós passamos para os alunos essa questão que hoje é imprescindível, porque está na lei federal. E o aluno sai mais preparado do que antigamente para trabalhar com esse tema da acessibilidade. Essa experiência é importante, porque aqui eu participo como professora, dialogando sobre isso, e eles veem como a universidade, através da extensão, pode aplicar isso na cidade”, destaca a professora. 

Ela afirma também que as questões de acessibilidade urbana também são tratadas pelo Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (Nuppe), que desenvolve projetos principalmente em comunidades e áreas carentes, em parceria com a Prefeitura e outras instituições. “A Unit disponibiliza o setor técnico de Arquitetura para fazer essa parceria. E aí, do que hoje é só estudos, teorias e desenhos, sair do papel e ir para a prática. É importante que essa nova geração de arquitetos e urbanistas saiba que é importante esse estudo e que ele vai ser de fato aplicado na cidade”, completa Dora.

Além da professora da Unit, o encontro teve ainda a participação de duas profissionais técnicas que atuam na Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb): a engenheira Alana Mello e a arquiteta Valéria di Barmont, além da turismóloga Cristina Santos da Silva, que é cadeirante e especialista em turismo acessível.  

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Sérgio Ferrari, a criação do Fórum Diálogos Urbanos é uma forma de aproximar o Poder Público da universidade e da sociedade, de forma a trocar ideias e aprimorar experiências. “Queremos tocar vários assuntos que sejam de importância para a Prefeitura, para a Academia e para a sociedade, e esse foi só o primeiro. A ideia é ouvir e trocar experiências, vendo a visão da Prefeitura e a visão da sociedade. Esse é um tema muito pujante, que mexe muito com a sociedade, e esse bom resultado nos mobiliza a ter mais debates sobre esse assunto”, avaliou ele. 

O ciclo de palestras foi encerrado com um espaço de 40 minutos para perguntas e participações do público presente. As próximas edições do Fórum Diálogos Urbanos ainda serão definidas pela PMA, mas a ideia é de que os encontros aconteçam a cada dois meses. 

Leia mais:
Retorno do semestre letivo é marcado com melhorias em campi
Participantes do NUPPE realizam revitalização de espaço urbano 


Fotos: Marcelle Cristinne

Com informações da PMA

Compartilhe: