ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove Ciclo de Palestras de Internacionalização

Com diversidade de palestrantes e temáticas, o evento é uma realização da Gerência de Relações Internacionais para alunos que desejam estudar no exterior

às 17h29
Ciclo de Palestras de Internacionalização
Ciclo de Palestras de Internacionalização
Palestrante mestranda em Harvard, Julia Beltrame Piva
Compartilhe:

A Gerência de Relações Internacionais (GRI) da Universidade Tiradentes (Unit) promove Ciclo de Palestras de Internacionalização com temas voltados para estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Ciências da Computação e Enfermagem. Criado pela professora doutora Patrícia Severino, o evento conta com a participação de professores e pesquisadores brasileiros e tem como principal objetivo promover a internacionalização aos alunos da Unit.

Com duas edições, uma no ano de 2019 e outra em 2020, o Ciclo de Palestras de Internacionalização retornou com três palestras, a primeira sendo sobre Deep Learning destacou a subárea da Inteligência Artificial (IA) focada em treinar algoritmos com a palestrante mestranda em Harvard, Julia Beltrame Piva com a mediação da professora doutora Patrícia Severino. 

“Essa é a primeira palestra com Julia Beltrame Piva, que irá abordar o Deep Learning que é uma área de inteligência artificial, depois vamos ter uma palestra com a Dra. Luciana Tavares, sobre pneumonia e por fim a palestra com o doutor Chilan Leite sobre o papel da inflamação na artrite pós-lesão ligamentar do joelho. Esse ciclo está bem legal, reunimos alunos de alguns cursos, a maior parte das engenharias, mas também da área da saúde, porque as palestras irão abordar como a IA irá mudar a nossa vida nos próximos anos”, destaca a doutora Patrícia Severino.

Durante sua palestra, Julia falou bastante sobre a sua trajetória acadêmica e como chegou até Harvard, além de explicar a dinâmica do seu trabalho na parte de desenvolvimento de redes neurais para manutenção preditiva. 

“Eu gostaria de ter tido uma pessoa que tivesse me falado o quanto é possível chegar lá. Somos condicionados a simplesmente aceitar que é impossível e nunca ir atrás porque é muito mais cômodo a gente entender que é impossível, mas eu acredito que a importância que precisamos investir nos nossos sonhos, investir na nossa trajetória, no nosso objetivo de vida sem acreditar no impossível ou julgar as coisas antes de enfrentar os obstáculos para alcançar nossos sonhos. Eu achei o caminho da Harvard Accention School por meio de muita pesquisa e confiança na minha capacidade de conquistar o que era considerado impossivel”, declara.

O professor dos cursos de Computação da Unit, Adolfo Pinto Guimarães, explica que o Deep Learning é um tópico dentro de uma área muito maior que é a Inteligência Artificial e a aprendizagem de máquina. “Em resumo, é o que está por trás de muitas ferramentas que usamos hoje em dia, como  Chat GPT, por exemplo. Eu trouxe os meus alunos porque é um conteúdo dentro da disciplina de Inteligência Artificial, então eles terão a oportunidade de ter o contato de uma pessoa de fora, com outra visão, outra experiência internacional de uma Universidade como a Harvard e trazer essa visão de como a inteligência artificial impacta nas pesquisa, na área de trabalho que Julia atua. Acho interessante trazer os alunos para essa vivência um pouco diferente do que talvez a gente teria em sala de aula”, ressalta. 

Cursando o 6º período de Ciências da Computação, o estudante Fred Luiz, comenta como a palestra contribuiu para incluir ainda mais a internacionalização como parte da sua experiência acadêmica, expandir horizontes e trazer diferenciais para o seu currículo profissional.

“O que eu mais gostei foi como a palestrante explicou o passo a passo para chegar em Harvard. Os detalhes que ela compartilhou sobre a experiência dela são muito importantes porque mostra que não é algo absurdo, impossível de se fazer. Para chegar lá só precisa de dedicação, estudo e o apoio certo. Acredito que a Unit proporciona isso para os estudantes. Harvard é um caminho bem legal para se trilhar na carreira, não é o meu foco, mas vi que é algo possível”, salienta.  

Já no último período do curso de Engenharia Mecatrônica, o estudante Danilo Mesquita, afirma que pretende estudar no exterior. “Estou perto de concluir a graduação e gostaria de me habilitar em Física Astronomia, e existe essa possibilidade em Harvard. Acredito que seria bem interessante para o meu currículo ter o nome da instituição, me fará ser bem visto no mercado daqui e lá fora”, pontua.  

Próximos eventos

O segundo Ciclo de Palestras de Internacionalização intitulado “Pneumonia: como ‘resolver’ esse problema?” que será ministrada pela professora Dra. Luciana Tavares, da Harvard Medical School (EUA),  ocorrerá no dia 21 de setembro, às 19h, no Auditório A do bloco G. O evento será mediado pela Professora Patrícia Severino, e será presencial, mas com transmissão online para as demais unidades do Grupo Tiradentes (GT).

Seguindo a programação, no dia 04 de outubro, às 19h, acontecerá no Auditório A do bloco G, a terceira e última palestra intitulada “O papel da inflamação na artrite pós-lesão ligamentar do joelho.” que será ministrada pelo Dr. Chilan Leite, da Harvard Medical School (EUA). O evento será mediado pelo professor do curso de Medicina da Unit, Ronald Bispo Barreto, com transmissão online para as demais unidades do Grupo Tiradentes (GT).

Leia mais: Debates sobre a realidade urbana marcam Congresso de Arquitetura e Urbanismo

Compartilhe: