Um espaço para partilhar estratégias, desafios e experiências da missão diária de ensinar, lidando principalmente com as emoções. Esse é um espaço a que se propõe as Rodas de Conversa, uma iniciativa desenvolvida a partir de agora pelo Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) da Universidade Tiradentes (Unit), e que acontecerão na última terça-feira de cada mês, entre 17h30 e 18h30. Elas fazem parte do Programa de Formação Docente na Era Digital (PFDED) e são voltadas para docentes, assessores e gestores, permitindo que eles conversem sobre as situações de seu dia-a-dia e aprendam novas estratégias para lidar com elas.
A edição deste mês acontecerá excepcionalmente na próxima sexta, 22, no Tiradentes Innovation Center, com a realização da palestra com o tema “Emoções: uma visão moderna baseada em evidências”. A convidada será a neurocientista Camila Vorkapic, pesquisadora do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (Labimh) e professora dos cursos de Psicologia e Medicina da Unit em Sergipe.
A ideia, de acordo com a professora Ana Cláudia de Ataíde Mota, assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Unit, é atender a uma necessidade muito demandada ultimamente pelos professores, que é o de lidar com as emoções e sentimentos, tanto dos alunos quanto deles próprios.
“A gente percebe que, depois da pandemia, as questões voltadas para os aspectos socioemocionais têm sido muito latentes. As pessoas desenvolveram diversos distúrbios, por conta de traumas que a gente passou, e cada vez mais tem tido uma demanda, tanto do professor quanto do aluno, para que a gente aprofunde mais essas temáticas e a gente trate mais sobre esses assuntos, de como entender as emoções e trabalhá-las”, explicou.
Já no mês de outubro, acontecerá a roda de conversa sobre Autoconhecimento e Autocuidado, com a condução do professor José Marcos Melo dos Santos, do curso de Psicologia da Unit, e reunindo turmas de até 20 professores cada. “O objetivo é que essas rodas de conversa tenham um número limitado de pessoas, para que o nosso professor possa ter um trabalho ali de diálogo, da pessoa poder compartilhar situações e experiências e ela ter também um feedback de como pode direcionar uma situação ou outra”, explica Ana Cláudia.
A assessora esclarece ainda que a atividade não se trata de terapia em grupo, e nem tem isso como objetivo. “É para que as pessoas possam ter aquele momento para tratar de temas como autoconhecimento, autocuidado, como trabalhar as emoções nesse sentido dos aspectos socioemocionais”, resume.
Para Ana Cláudia, que também integra o NDD, o bem-estar emocional não é apenas um complemento, mas uma base essencial para um ambiente de aprendizado saudável e eficaz. E que trabalhar as questões emocionais com os professores também traz repercussões positivas para os alunos.
“Suponhamos que você tenha ali um estudante em sala de aula que é um estudante que não conversa, retraído, que tem dificuldade de dialogar com os outros. O professor, a partir do momento que ele entender essa questão do autoconhecimento, de auto-perceber o perfil daquele aluno, ele vai poder direcioná-lo, seja pro nosso serviço de apoio psicossocial, ou então sentar com esse aluno e conversar com ele, tentar contribuir, tentar mediar uma situação. Hoje a questão da mediação de conflitos é um tema muito relevante”, ressalta.
A palestra do próximo dia 22 é aberta a docentes, assessores e gestores ligados à área acadêmica. Já a roda de conversa prevista para outubro terá suas inscrições abertas em breve. A recomendação é de que os participantes venham com roupas leves e confortáveis, para interagir melhor com as atividades propostas.
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