ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e CPTran promovem seminário alusivo à Semana Nacional do Trânsito

Professores abordaram a violência no trânsito em seus aspectos nas áreas de saúde, justiça e mobilidade urbana; objetivo foi conscientizar o público sobre o respeito às leis e regras

às 14h57
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) recebeu, no último dia 20, um seminário sobre acessibilidade e mobilidade urbana, alusiva à Semana Nacional do Trânsito. O evento, realizado no Auditório Padre Arnóbio (Bloco D do Campus Farolândia), foi promovido em parceria com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), da Polícia Militar, e reuniu muitos estudantes e professores da instituição de ensino. 

O objetivo foi chamar a atenção de todo o público para a importância do respeito às regras e condutas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no sentido de evitar acidentes e crimes de trânsito, mantendo o compromisso coletivo com a civilidade e a harmonia nas vias públicas. 

“Essa é uma semana de conscientização para que a gente tenha cuidado com a vida do próximo e com a nossa vida. E reunimos aqui os acadêmicos dos cursos das áreas de Direito, Exatas e Humanas para fazermos juntos um compilado de todas as questões importantes que envolvem esse assunto”, disse a professora Elayne Emília Santos Souza, coordenadora da área de Exatas da Unit. 

No seminário, professores da Unit abordaram a violência no trânsito em seus mais diversos aspectos. Marcelo de Macedo Schimmelpfeng, do curso de Direito, abordou as consequências jurídicas e penais da embriaguez ao volante. Dora Neuza Leal Diniz, de Arquitetura e Urbanismo falou sobre mobilidade, acessibilidade urbana e o Projeto Calçada Livre. E uma mesa-redonda sobre os impactos dos acidentes e da imprudência no trânsito para a área de saúde teve a participação das professoras Daniele Martins de Lima Oliveira (Enfermagem), Aline Santana Goes (Farmácia) e Jamile Santana Teles (Psicologia). 

Além dos professores, a noite foi marcada pelo depoimento do paraciclista Ulisses Freitas, que ficou paraplégico depois de um grave acidente de trânsito em 2008. Na ocasião, ele e o irmão viajavam de moto até Lagarto, onde moravam, e foram atropelados por um motorista de carro. “Eu fui vítima de um bêbado que dirigia na contramão, e acabei perdendo o meu irmão. Isso atingiu muito a minha família e também a família do meu irmão, que tinha uma filha. Isso tudo devido a uma imprudência, ao crime que é misturar álcool e direção”, contou Ulisses, que também falou, a partir da experiência pessoal, sobre a importância do esporte e da atividade física para o corpo e a mente. 

A iniciativa de promover o seminário acadêmico partiu da CPTran, que apresentou dados preocupantes sobre a quantidade de delitos de trânsito registrados em Sergipe. Entre janeiro de 2022 e julho de 2023, foram 2.080 ocorrências do tipo registradas no Estado, sendo 827 entre janeiro e julho deste ano. O comandante da CPTran, major Alysson Cruz, destacou o apoio da Unit, que se interessou pela ideia assim que ela foi apresentada. 

“Debater essas situações e promover a conscientização dessa grande parcela da sociedade é o caminho para conseguirmos reduzir esses números alarmantes. Essa mobilização jamais poderia dispensar os jovens adultos e esse público que está na universidade, que é um público socialmente ativo, frequenta bares e restaurantes, e via de regra está em situação de fazer essa combinação de álcool e direção. A gente precisa conversar com esse jovem e dizer a ele que é preciso mudar de conduta para não virar estatística”, alertou o major. 

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, e tem como principal objetivo mobilizar os cidadãos, incluindo condutores de veículos, pedestres e ciclistas, sobre a importância do compromisso coletivo em compartilhar os espaços de circulação com segurança e gentileza, observando as regras de mobilidade e condutas prescritas no CTB. 

com informações da CPTran/Polícia Militar

Leia mais:
Maio Amarelo: CIPAA promove palestra em parceria com a SMTT Aracaju

Compartilhe: