ESTUDE NA UNIT
MENU

“Risos da Fisio": uma dose de alegria para os pequenos guerreiros do HUSE

Projeto de extensão de estudantes de Fisioterapia traz alegria e alento para crianças hospitalizadas

às 12h36
Compartilhe:

O projeto “Risos da Fisio”, idealizado em 2017 por dois alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes (Unit), tem se destacado como uma fonte de amor e cuidado para as crianças hospitalizadas no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). 

A proposta, acolhida calorosamente pela professora da Unit e coordenadora do projeto, Aida Carla Santana, docente da disciplina “Fisioterapia na Saúde da Criança”, tem como objetivo primordial proporcionar momentos de felicidade e alívio para esses pequenos pacientes em meio ao desafio da hospitalização. 

“A proposta foi recebida de braços abertos. O ‘Risos da Fisio’ nasceu do desejo genuíno de fazer a diferença na vida das crianças que enfrentam a hospitalização. Desde então, temos trabalhado arduamente para levar carinho e atividades lúdicas para tornar esse período mais leve e acolhedor”, recorda.

O objetivo do “Risos da Fisio” é ir além do tratamento clínico, proporcionando momentos de alegria e leveza no ambiente hospitalar. “Buscamos levar amor e cuidado através de atividades lúdicas diversas. Queremos amenizar o quadro doloroso e criar instantes de felicidade durante a hospitalização”, ressalta a professora.

Como funciona

Semanalmente, aos sábados, o internamento pediátrico do HUSE se transforma em um cenário de cores e risos. Os integrantes do projeto promovem atividades como arrecadação de kits de higiene e campanhas “adote uma criança”, garantindo momentos especiais em datas comemorativas. “Essas ações têm um impacto imensurável na vida dessas crianças e de suas famílias”, elenca.

A escolha do HUSE como local das atividades é explicada pela professora Aida. “As atividades acontecem no internamento pediátrico do HUSE. O motivo da escolha foi o fato de que sou fisioterapeuta estatutária lotada neste setor há 21 anos”, pontua.

O tema do projeto, intimamente ligado à Fisioterapia, surgiu da inspiração de estudantes apaixonados por sua área de atuação. A fisioterapia, como destaca a professora Aida, vai muito além da reabilitação física. “Nossa profissão é também sobre proporcionar bem-estar e alegria. Através do lúdico, estimulamos não apenas a funcionalidade, mas também o sorriso no rosto dessas crianças”, elenca.

O futuro do “Risos da Fisio” é promissor. A equipe deseja que o projeto perdure, levando momentos únicos para cada criança que passa pelo HUSE. Além disso, já se vislumbram publicações científicas que evidenciam a importância dessa atuação humanizada no ambiente hospitalar.

Os estudantes envolvidos no projeto são verdadeiros agentes de transformação. A dedicação e comprometimento de cada integrante são fundamentais para o sucesso dessa iniciativa. “Ver esses jovens tão engajados na causa solidária me enche de esperança. Eles são a prova de que o cuidado vai muito além da técnica, é feito de amor e empatia”, destaca. 

Leia também: Semana da Saúde promove ações práticas de cuidado com a saúde física e mental

Compartilhe: