Terá início na próxima segunda-feira, 2, e vai até o dia 31 de outubro a Avaliação Institucional 2023, a ser realizada na Universidade Tiradentes (Unit) e nas outras instituições de ensino do Grupo Tiradentes. É uma autoavaliação que deverá ser respondida pelos discentes, tutores, docentes, corpo técnico-administrativo e coordenadores presenciais e unidades EAD dos polos, em todas as unidades mantidas pela companhia.
O questionário para os alunos, professores e tutores já pode ser encontrado no portal Magister. Já para os colaboradores técnico-administrativos, coordenadores, gestores presenciais e gestores de polo, ele estará disponível no portal de Intranet. Nos dois ambientes, uma janela de pop-up irá direcionar o usuário para o link do questionário destinado à categoria correspondente.
O processo de autoavaliação é determinado pelo Ministério da Educação e atende ao previsto pela Lei 10.861/2004, que rege o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Segundo a norma, toda instituição de ensino superior, seja ela pública ou privada, deve constituir uma Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e coordenar as questionários institucionais em suas respectivas unidades, bem como, a partir de seus resultados, implementar ações e estratégias de melhoria da qualidade dos serviços e da qualidade educacional.
Durante o período de Avaliação Institucional, que acontece a cada dois anos, todos os participantes terão a oportunidade de expressar sua opinião a respeito dos serviços prestados pela instituição. “Trata-se de um processo muito importante, no qual iremos identificar as oportunidades de melhoria em nossas atividades, reforçando as nossas qualidades e mostrando os pontos que precisem de alguma melhoria. Por isso, é muito importante que tenhamos o máximo de participação dos colaboradores e dos estudantes, para que essa resposta à avaliação seja a mais ampla possível”, afirma Caroline de Oliveira Amarante, presidente da CPA da Unit em Sergipe.
Serão avaliados quesitos como ensino, gestão, infraestrutura e serviços. Os resultados da Autoavaliação são utilizados para o planejamento e tomada de decisões pelos gestores da instituição. “Com base nos resultados da autoavaliação, cada gestor vai traçar um plano de ação para implementar as melhorias necessárias e atender às demandas dos alunos e dos colaboradores. E no ciclo seguinte, isso é avaliado novamente para ver o que evoluiu”, explica a presidente.
Para além desse objetivo, a autoavaliação busca orientar o aumento permanente da eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, aprofundando compromissos e responsabilidades sociais das instituições, por meio de valores como autonomia, identidade institucional, promoção da democracia e respeito à diversidade.
Leia mais:
Unit conquista 96,8% de aceitação da comunidade em atividades extensionistas