ESTUDE NA UNIT
MENU

Ortopedista e doutorando em Harvard encerra Ciclo de Palestras 2023

Atividade de internacionalização trouxe pesquisadores brasileiros que atuam em Boston(EUA); o médico Chilan Leite falou sobre doença causada por lesões no joelho

às 14h41
O ortopedista Chilan Bou Ghosson Leite, doutorando da Harvard Medical School, que falou sobre doenças causadas por lesões traumáticas no joelho (Asscom Unit)
O ortopedista Chilan Bou Ghosson Leite, doutorando da Harvard Medical School, que falou sobre doenças causadas por lesões traumáticas no joelho (Asscom Unit)
Compartilhe:

Foi realizada nesta quarta-feira, 4, no bloco G do Campus Farolândia, a última palestra do Ciclo de Palestras de Internacionalização 2023, promovido pela Gerência de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes (Unit). Seu palestrante convidado foi o médico ortopedista Chilan Bou Ghosson Leite, pesquisador e doutorando da Harvard Medical School, em Boston (Estados Unidos), que falou sobre “O papel da inflamação na artrite pós-lesão ligamentar do joelho”. A palestra foi voltada para alunos de aberto para todos os cursos de saúde do Grupo Tiradentes, e com transmissão online pelo YouTube

Durante o evento, o especialista falou sobre estudos novas possibilidades de tratamento para as lesões em ligamentos dos joelhos, causados principalmente em atividades físicas e esportivas de alto impacto, e que se desdobram na chamada osteoartrite articular, doença que provoca o desgaste das articulações e dos ossos. Chilan explicou que entre 80 mil e 200 mil casos destas lesões são registradas por ano somente nos EUA, principalmente entre atletas de 15 a 25 anos que praticam esportes como esqui, basquete, handebol, futebol e futebol americano. 

“O tratamento cirúrgico dessa lesão, infelizmente, não previne a ocorrência da osteoartrite. Provavelmente, um dos fatores que estão relacionados a isso é a inflamação crônica, que decorre da lesão ou da reconstrução ligamentar. Infelizmente, não existe tratamento definitivo para a prevenção da osteoartrite pós-traumática, até o momento. Esperamos que em breve a gente consiga estratégias com sucesso para isso, mas as estratégias que modulam a inflamação parecem ter o efeito positivo, e essa atualmente é a linha de raciocínio e investigação”, disse o brasileiro, referindo-se à possibilidade de que o tratamento das lesões pós-traumáticas passe por um melhor controle das inflamações provocadas pelas nas lesões nas articulações do joelho. 

O evento foi mediado pelo professor Ronald Bispo Barreto, do curso de Medicina da Unit em Sergipe, que destacou a importância do compartilhamento destas pesquisas e experiências realizadas em Boston e também na própria Unit, através do envolvimento de outros grupos de pesquisa ligados à instituição e ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), sobretudo em áreas como nanotecnologia. 

Conteúdo e experiências

Ronald e o palestrante também compartilharam experiências sobre a realização de estudos e intercâmbios fora do Brasil, mostrando como essas experiências estão repercutindo positivamente em suas carreiras. Chilan Leite é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e especialista em Cirurgia do Joelho pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), da qual também foi médico preceptor, antes de ingressar no doutorado-sanduíche em Harvard. 

A professora Patrícia Severino, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI/Unit), que participou da organização do Ciclo, também destacou o conhecimento agregado pelos convidados ao conteúdo ensinado nos cursos de Saúde. “A gente vem, com essas palestras, trazendo conteúdo novo que tem sido desenvolvido nos Estados Unidos, principalmente em Harvard. Esse ciclo foi todo voltado para a Universidade de Harvard, e trazendo também um novo horizonte para os nossos alunos. Ou seja, eles podem sair daqui e seguir os seus estudos fora, porque nós temos uma forte interação com o ecossistema de Boston”, afirmou ela.

Além da palestra de ontem, outras duas foram realizadas neste semestre, dentro do Ciclo de Palestras de Internacionalização 2023, também com pesquisadoras brasileiras que atuam em Harvard. A primeira foi a professora Julia Beltrame Piva, especialista em inteligência artificial e mestranda da Harvard Innovation Lab. E a segunda foi com a imunologista Luciana Pádua Tavares, pesquisadora e pós-doutoranda da Harvard Medical School. 

Leia mais:
Pesquisadora de Harvard fala sobre pneumonia a estudantes da Unit
Unit promove Ciclo de Palestras de Internacionalização

Compartilhe: