As visitas guiadas pelos blocos e espaços do Campus Farolândia foram o grande diferencial da 21ª edição da Feivest (Feira do Vestibular), promovida neste sábado pela Universidade Tiradentes (Unit). os 27 cursos de graduação oferecidos pela instituição foram divididos em quatro torres, com oito cursos cada. E em torno destas torres, foram organizados os tours de cada curso, que levavam os estudantes às respectivas salas e laboratórios, permitindo aos alunos um mergulho mais profundo em cada profissão ou carreira.
Uma das torres foi dedicada aos cursos de Tecnologia da Informação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação e Sistemas de Informação) e das áreas de Humanas e Sociais Aplicadas (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Interiores).
Uma das estruturas apresentadas foi os laboratórios dos cursos de TI, no Bloco A, onde também está o Tiradentes Innovation Center e os Espaços Google, dotados com os recursos da plataforma Google For Education. “A estrutura total da Unit é muito superior às outras faculdades. O que me interessa mais nessa área é a poder ter o desenvolvimento [de projetos soluções] na área, poder criar jogos ou programas. E aqui eu vi que a Unit me dá todas as condições para isso”, diz Michael Robert, estudante de Análise de Desenvolvimento, que pretende fazer a transferência externa de seu atual curso para a Unit.
Outros estudantes se interessaram pelos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, que dispõe, entre outros espaços, do Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (Nuppe), que permite aos alunos a execução de projetos práticos para áreas públicas e moradores de comunidades carentes. “Essa nova proposta da Feivest deixou-a numa forma mais dinâmica, mais prática de apresentar. Nós podemos mostrar como funciona o curso, as disciplinas, o nosso dia a dia, a nossa prática, os materiais, a maquete… A gente consegue mostrar essa vivência para os alunos, e eu acredito que isso vai agregar mais valor, mais conhecimento para eles quererem ingressar no curso”, avalia a professora Andréa Filgueiras, de Arquitetura e Urbanismo.
Outro espaço bastante concorrido foi o Complexo de Comunicação Social (CCS), com os estúdios e laboratórios dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design Gráfico. Os visitantes puderam conhecer os estúdios e laboratórios de rádio, TV e as agências práticas, entre outros voltados para a formação dos profissionais de comunicação social. A estudante de Isabela Antônia, do segundo período de Jornalismo, era uma das guias que acompanhavam e explicavam a estrutura do curso aos possíveis colegas do futuro. “A primeira vez que eu vim foi em 2019, procurando me informar sobre enfermagem, uma coisa totalmente diferente e ano passado eu sabia que eu queria alguma coisa relacionada à comunicação. É bom poder dar informação que eu queria ter tido também. É melhor ainda ser uma pessoa vivenciando isso e mostrar o que o curso pode oferecer e nas áreas que as pessoas podem atuar”, disse.
Alguns pais de alunos também acompanharam as visitas da Feivest juntos com os filhos, como o caso de Clemson Alves, que tem uma agência de marketing digital e acompanhava a filha Luana, aluna do segundo ano do ensino médio. “Pra mim é interessante, porque a gente pode, de certa forma, acompanhar esse desenvolvimento dos filhos. Pra ela é uma vergonha, mas pra mim é um prazer. E a gente aproveita pra socializar, apesar de que eu fico da idade deles quando eu tô com eles. Então fica tranquilo, vive um pouco do que você viveu quando você entrou na universidade”, definiu, muito bem-humorado.
Leia mais:
Alunos iniciam a jornada na Feivest com tour de ônibus pela Unit