ESTUDE NA UNIT
MENU

Editora Tiradentes celebra uma década de existência

Com um processo seletivo rigoroso para a seleção de conteúdo, a EDUNIT publica obras que abrangem uma ampla gama de disciplinas

às 19h04
Compartilhe:

A Editora Tiradentes (EDUNIT), braço editorial da Universidade Tiradentes (Unit), comemora 10 anos de contribuições marcantes para o universo acadêmico e científico. Fundada em 2013 como parte do projeto de Difusão Científica do Grupo Tiradentes, a editora tem se destacado no cenário editorial universitário nacional.

“Quando a editora surgiu em 2013, começamos a convocar os colaboradores e, no ano seguinte, lançamos nossos primeiros quatro livros: Mazzaropi e Pícaro, Nabata e Réchu. Marcando um ponto crucial em nossa trajetória”, relembra a diretora da Editora Tiradentes e professora da Unit, Cristiane Porto.

Cristiane reforça que essa evolução se deve a contribuição e ao trabalho conjunto de pessoas que fizeram esse projeto dar certo.  “É um momento de comemoração e gratidão, em especial a família Uchôa, pela oportunidade, respeito e confiança ao nosso trabalho. Aos meus queridos parceiros e colegas de trabalho, sem os quais não teria me chegado até aqui. Agradeço, similarmente, ao professor Dr. Alexandre Chagas, que me apoiou como profissional desde o início desse projeto”, elenca.

Desde então, a EDUNIT não apenas apoiou a produção científica de professores e alunos da casa, mas também se tornou um veículo de difusão do conhecimento gerado na universidade. O compromisso com a qualidade e a relevância acadêmica são pilares fundamentais dessa jornada de uma década.

“É muito gratificante acompanhar toda a evolução da Editora Tiradentes e saber que ela fez a diferença para milhares de pessoas, incluindo a comunidade acadêmica. Poder contribuir com a realização desse sonho também é muito “, destaca o reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, 

Com um processo seletivo rigoroso para a seleção de conteúdo, a EDUNIT publica obras que abrangem uma ampla gama de disciplinas, abrindo caminho para a disseminação de pesquisas e estudos relevantes. Além de serem disponibilizados para a comunidade acadêmica, os livros da editora também encontram espaço em feiras e plataformas de venda de editoras universitárias renomadas em todo o país.

“Dez anos não são dez dias. Uma editora universitária, em um país como o nosso, enfrenta desafios significativos. No entanto, a Editora Tiradentes não apenas sobreviveu, mas prosperou, apoiando a publicação de livros acadêmicos e promovendo a divulgação da ciência”, ressalta o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão, Ronaldo Linhares.

Trajetória 

O vice-reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, remonta à origem da Editora e sua importância estratégica para a instituição. “O momento em que a Editora foi criada foi um marco crucial. Iniciamos a implantação da Universidade em 1994, um processo contínuo de transformação das Faculdades Tiradentes Universitárias. Era imperativo que a produção científica se destacasse, uma vez que esse requisito era fundamental para que a universidade alcançasse o status almejado”, reforça;

Ainda nessa época, a Unit estabeleceu um compromisso significativo com o Ministério da Educação, visando atrair e fixar doutores que desempenhassem um papel vital na produção científica. Em 1997, deu-se início a um processo de formação de doutores na instituição, criando um grupo pioneiro de pesquisadores no campo da engenharia do processo.

Esse esforço coletivo resultou na criação do primeiro programa stricto sensu da Universidade, focado na engenharia do processo. “O programa se expandiu para abranger diversas áreas do conhecimento, incluindo saúde, educação, direito e tecnologia. A fervorosa atividade acadêmica que permeou os primeiros anos da Universidade revelou a necessidade de um veículo dedicado à disseminação da produção científica”, elenca o vice-reitor.

Em 2013, com determinação e um desejo genuíno de ser um agente estratégico na difusão do conhecimento, a Universidade Tiradentes decidiu criar a Editora Tiradentes. “Tínhamos o cuidado para ter um editorial sempre robusto, para que pudesse ter a respeitabilidade desejada como tudo que a Universidade Tiradentes faz. E assim foi feito”, reforça.

Ao longo dos anos, a Editora Tiradentes não apenas se estabeleceu como um apoio fundamental à pós-graduação, mas também desempenhou um papel crucial na formação acadêmica de graduandos. A instituição abraçou a semente da iniciação científica, solidificando seu compromisso com a produção de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisadores em formação.

Ao celebrar uma década de existência, a Editora Tiradentes não só reforça seu compromisso com a disseminação do conhecimento, mas também consolida seu papel como um pilar fundamental para a excelência acadêmica da Universidade Tiradentes. Ao continuar a impulsionar a produção científica, a EDUNIT fortalece o prestígio da instituição no cenário acadêmico nacional, solidificando sua posição como uma das principais universidades do país

Leia também: Feivest: sucesso da 23ª edição reúne milhares de futuros acadêmicos

Compartilhe: