ESTUDE NA UNIT
MENU

Experiência transformadora: Internato no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Luísa Teixeira compartilha os aprendizados e impactos deste estágio em sua jornada acadêmica e profissional.

às 11h34
Luísa Teixeira- Estudante de Medicina
Luísa Teixeira- Estudante de Medicina
Compartilhe:

A busca por novos horizontes na formação médica levou a estudante de Medicina, Luísa Teixeira a se candidatar para o Internato no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Em seu 11º período na Universidade Tiradentes (Unit), a oportunidade de vivenciar um estágio fora do estado foi um desafio que ela encarou com determinação.

“Sempre tive vontade de fazer algum estágio fora do estado, com interesse em abranger de fato o conhecimento, conhecer hospitais novos, condutas e profissionais diferentes. Quando surgiu a oportunidade a partir do edital da Unit, isso facilitou e o interesse só cresceu”, afirma Luísa.

O processo seletivo foi baseado na análise curricular, e o edital já trazia a distribuição de vagas para diferentes especialidades. “Para a inscrição era necessário enviar alguns documentos como média geral e certificados de participação em congressos, artigos publicados, monitoria, participação de liga, etc”, explica.

Experiência enriquecedora

A estudante teve a oportunidade de atuar na área de Cirurgia Torácica, uma especialidade que despertou seu interesse pela natureza cirúrgica e pela oportunidade de explorar uma área menos familiar durante sua formação.

“No hospital eu acompanhava uma das equipes de torácica que era composta por 3 médicos. Em geral tinha uma rotina bem dinâmica, com ambulatórios, centro cirúrgico e visita nos leitos todos os dias. Então acompanhava os médicos em todas as atividades deles no hospital, conhecendo os casos dos pacientes internados, discutindo casos dos ambulatórios e participando dos procedimentos/cirurgias”, revela.

Essa experiência proporcionou a Luísa um aprendizado valioso na comunicação interdisciplinar na área da saúde, além de técnicas e procedimentos que ampliaram seu repertório profissional.

“Aprendi muito a me comunicar com outros profissionais da área da saúde (incrível a abordagem multidisciplinar deles); aprendi manejos diferentes; como funciona o serviço do hospital e seu fluxo, dentre outras coisas”, ressalta.

A temporada no HAOC não foi apenas uma oportunidade de crescimento profissional, mas também uma chance de expandir horizontes pessoais. Viajar sozinha, assumir novas responsabilidades e se adaptar a situações inéditas foram desafios que Luísa enfrentou com orgulho.

“Percebi que cresci muito em vários aspectos. Foi importante ter viajado sozinha, ter novas responsabilidades, me autoconhecer e aprender a ‘me virar’ em diversas situações que nunca pensei em passar. Fiquei orgulhosa”, revela Luísa.

Ao finalizar este estágio enriquecedor, Luísa Teixeira Silveira tem agora seus olhos voltados para a formatura em 2024 e planeja ingressar em uma residência médica. A Unit, segundo ela, foi uma peça fundamental em todo esse processo, oferecendo suporte desde a inscrição até o término do estágio.

A oportunidade no HAOC não apenas fortaleceu sua formação acadêmica e profissional, mas também proporcionou um crescimento pessoal notável, consolidando a determinação e a paixão de Luísa pela medicina.

Leia também: Editora Tiradentes celebra uma década de existência

Compartilhe: