ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante de Medicina se destaca em estágio internacional 

Fernanda Menezes Schneider compartilha experiências e aprendizados no Hospital Universitário Cova da Beira

às 14h19
Compartilhe:

A busca por experiências internacionais no campo da medicina tem se tornado uma prática cada vez mais valorizada pelos estudantes. A estudante do 10° período de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Fernanda Menezes Schneider, é um exemplo inspirador desse movimento. 

Atualmente, ela realiza um estágio opcional do Internato Médico em Portugal, mais precisamente no Hospital Universitário Cova da Beira, na especialidade de Cirurgia do Adulto. Desde o início de setembro, Fernanda tem mergulhado em um ambiente hospitalar estrangeiro, absorvendo conhecimentos e compartilhando aprendizados.

“A experiência está sendo incrível, o hospital tem uma equipe de cirurgiões muito qualificada e muito empática e respeitosa tanto com os pacientes quanto com o resto da equipe. Acho muito interessante acompanhar o paciente desde as consultas pré- cirúrgicas, no ato operatório e também o pós- cirúrgico na enfermaria do hospital”, relata Fernanda.

Integração e superação de desafios

Desbravar terras estrangeiras, especialmente para um estágio, pode inicialmente apresentar desafios de adaptação e superação de barreiras. Para Fernanda, o receio inicial de chegar sozinha a Portugal logo foi dissipado ao encontrar uma comunidade de estudantes acolhedora e solidária. A integração foi rápida e efetiva, permitindo que a estudante se sentisse confortável desde o início do estágio.

“O receio e desafio inicial foi chegar a Portugal sozinha, sem conhecer ninguém. Porém, assim que cheguei ao hospital conheci outros estudantes que foram bastante receptivos e solícitos comigo, fazendo com que eu me sentisse bem desde o início do estágio”, relembra.

O contato próximo com a equipe de saúde e os pacientes do Hospital Universitário Cova da Beira tem sido um dos pontos altos da experiência de Fernanda. Os médicos, demonstrando um profundo compromisso com o ensino e a formação, proporcionam um ambiente propício ao aprendizado. As explicações detalhadas e a disponibilidade para responder dúvidas têm sido fundamentais para a integração da estudante.

“Tem sido incrível, os médicos fazem questão de explicar todos os procedimentos antes de serem realizados e também durante, estando sempre abertos a dúvidas e questionamentos. Dessa forma, sinto-me confortável e estou conseguindo me entregar bem no ambiente do hospital”, ressalta.

Ampliação de horizontes teóricos e práticos

Além da prática cirúrgica, Fernanda também se envolve em atividades teóricas e discussões sobre procedimentos cirúrgicos. A abordagem teórica, valorizada no contexto acadêmico português, complementa e enriquece a experiência prática. “A medicina aqui de Portugal é muito focada na teoria, então estamos fazendo discussões de assuntos teóricos relacionados aos procedimentos que ocorreram na semana”, detalha.

Ao término do estágio, Fernanda espera levar consigo mais do que conhecimentos práticos. A independência conquistada e a vivência em uma nova cultura médica são lições que certamente moldarão sua trajetória profissional.

“O estágio internacional está me trazendo muita independência e muita vontade de ter outras experiências como esta durante a minha carreira profissional. Ter contato com a medicina dentro de outras culturas é muito enriquecedor, então ao término do estágio eu espero retornar ao Brasil com uma bagagem teórica e prática diferente da de quando eu fui embora”, pontua.

Quanto ao futuro, Fernanda mantém uma postura aberta e receptiva a diversas especialidades médicas. A experiência internacional tem sido um catalisador para sua formação, proporcionando uma visão ampla e plural do campo médico. “Eu ainda não sei a especialidade que eu quero seguir após me formar, mas estou aberta a todas as possibilidades”, conta.

O estágio opcional do Internato Médico se revela não apenas como uma etapa de formação acadêmica, mas como uma oportunidade única de enriquecimento pessoal e profissional. Fernanda Menezes Schneider ilustra com maestria como a busca por experiências internacionais pode ampliar horizontes e contribuir significativamente para o desenvolvimento como profissional de saúde.

Leia também: Experiência transformadora: Internato no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Compartilhe: